O que é Microlearning e quais seus benefícios?

By EAD
Um tablet com elementos que indicam a utilização do modelo de Microlearning

A busca por um destaque no mercado tem feito com que gestores procurem alternativas que permitam diferenciar suas marcas e Microlearning, certamente, poderá ser um grande aliado a isto.

Nesse cenário, apostar nos métodos de treinamento corporativo pode ir ao encontro desse objetivo.

O microlearning é uma grande tendência em EAD, vez que permite o processo de aprendizagem ocorra em menos tempo.

Além disso, é um método de treinamento bastante flexível e permite que as habilidades necessárias sejam trabalhadas e desenvolvidas em menos tempo.

O modelo é bastante inovador e tem se apresentado como uma solução de ensino das universidades corporativas bastante eficiente.

Acompanhe o texto e descubra como o microlearning pode ser uma solução de ensino em EAD que pode fazer a diferença para o sucesso dos seus treinamentos corporativos ou cursos online.

Em que consiste o microlearning?

Microlearning é um modelo de ensino que foi pensado para entregar valor aos colaboradores por meio de conteúdos apresentados de forma simples, didática e bastante objetiva.

Costumam ser disponibilizados em plataformas de EAD e com o formato de vídeos de duracäo curta, em média de três a cinco minutos.

Dependendo do tema a ser trabalhado, o conteúdo pode ser segmentado em unidades menores, que podem ser assistidas dia a dia.

Imagine que uma determinada empresa queira capacitar um funcionário para ser o responsável pelo setor de e-mail marketing.

Nesse cenário, serão disponibilizados vídeos com informações específicas: tipos de e-mail, como fazer uma estratégia de segmentação, ferramentas de automação e principais métricas que serão adotadas.

Cada um desses temas poderão  ser trabalhados por meio de dois ou três vídeos de curta duração.

Isso não só torna o aprendizado menos cansativo, como também permite que o aluno consiga ter uma atenção e uma absorção do conteúdo melhores.

Quais benefícios desse modelo de aprendizagem?

Vamos considerar os benefícios sob duas perspectivas.

A primeira sob a ótica das organizações em que podemos destacar:

  • produção costuma ser muito rápida;
  • custo de produção é acessível;
  • colaborador não precisa ser afastado de suas funções para fazer o treinamento;
  • conteúdos são de fácil atualização, pois são reduzidos;
  • alto custo benefício para a empresa.

No tocante aos benefícios do processo de aprendizagem corporativo por meio do método do microlearning sob o ponto de vista dos colaboradores, podemos citar os seguintes:

  • a assimilação do novo conhecimento é rápida:
  • sempre que necessario, pode ser uma fonte acessível a ser consultada;
  • pode ser assimilado de qualquer dispositivo eletrônico como desktop, tablet ou smartphone;
  • os materiais podem ser personalizados.

Agora que já conhecemos o conceito e os benefícios do microlearning, precisamos dar mais um passo para completar nossa jornada de conhecimento.

Por isso, continue a leitura e acompanhe a próxima parte do texto.

Em quais casos devemos aplicar o microlearning?

Sabemos que o microlearning consiste em um modelo de ensino que atende as necessidades de uma sociedade online e que tem diariamente acesso a petabytes de dados por dia.

Esse fenômeno desencadeia a necessidade de que os métodos de ensino consigam engajar os aprendizes no meio de tanta informação.

Diante disso, o modelo de ensino, embora praticado de modo predominante no ambiente das grandes corporações, pode também ser aplicado no contexto acadêmico.

Isso, inclusive, vem sendo corroborado por inúmeras universidades que vem disponibilizando seus conteúdos de forma parcelada.

Portanto, não há modelo mais eficiente ou menos eficiente.

O mais importante é conhecê-los e aplicá-los conforme as necessidades do plano de desenvolvimento educacional da empresa e do público para a qual se deseja transmitir a mensagem.

Como implementá-lo de maneira eficiente?

O processo de implementação de um curso neste formato costuma ser bastante fácil e os resultados são eficientes, pois vai ao encontro das necessidades de um público cada vez mais conectado.

Como verificamos, o microlearning é uma metodologia que busca entregar determinado conhecimento de modo claro e no mínimo de tempo possível.

Abordaremos, neste tópico, boas práticas para que você elabore um conteúdo incrível.

Escolha a Plataforma EAD

Caso você esteja iniciando seu projeto de educação corporativa, precisa escolher com bastante cautela a plataforma EAD que pretende disponibilizar seu conteúdo.

Basicamente, a solução precisa ter um design responsivo, pois permitirá que o usuário possa consumir o conteúdo de qualquer dispositivo.

Escolha do conteúdo

Escolha o tema e escreva um roteiro curto acerca do que será tratado.

Caso precise, divida o vídeo em pequenas unidades menores.

Seja objetivo, evite frases longas e, preferencialmente, divida o conteúdo em tópicos.

Isso vai facilitar a assimilação dos assuntos, bem como dará uma percepção clara da duração do vídeo.

Aposte em Visual Thinking

Passe sua mensagem por meio de elementos gráficos como: infográficos, mapas, ilustracöes, diagramas. Isso vai facilitar a retenção do conhecimento, pois estará utilizando elementos lúdicos.

Empregue o método exatamente para segmentar materiais mais complexos. Isso vai facilitar a assimilação e a retenção do conhecimento.

É importante deixar claro que esses são alguns passos importantes para que você faça um curso bacana e sobretudo dinâmico.

Porém, nada impede que você contrate uma equipe especializada para criar um conteúdo diferenciado para sua empresa.

Conclusão

Apostar nessa solução tenderá a agregar valor à sua iniciativa.

No texto de hoje, procuramos destacar aspectos importantes acerca do método de microlearning como alternativa bastante empregada nas estratégias de educacáo corporativa.

Com o escopo de garantir a você uma experiência de aprendizagem satisfatória sobre o tema em destaque, abordamos o conceito de microlearning, apontamos alguns dos benefícios do seu emprego como estratégia de ensino, verificamos que sua aplicabilidade não esta limitada ao ambiente corporativo e, por fim, discorremos e apresentamos algumas boas práticas de implementação do modelo.

A partir de agora, você está pronto para adotar as ações necessárias para implementar essa metodologia no seu modelo educacional.

Aproveite que as informações estão fresquinhas e venha fazer um test drive por 15 dias na Hotscool.

Temos a certeza de que nossas soluções atendem as necessidades do seu negócio.

Join the discussion One Comment

Leave a Reply