Vender cursos online: Como o Inbound Marketing te ajuda a vender mais?

imagem com ilustração de mãos segurando tablets e smatphone sugerindo vender cursos online

Quer vender cursos online? Aprenda como utilizar a metodologia do Inbound Marketing para otimizar o resultado de suas vendas.

O mercado educacional mudou e a maneira de vender seus serviços também! Com o crescimento do ensino à distância e uso de plataformas EAD, instituições de ensino em todas as suas esferas tiveram de se reinventar.

Consequentemente, a maneira de fazer marketing e vender cursos online também mudou. Surge então, a possibilidade de utilizar o Inbound Marketing.

O Inbound Marketing é uma metodologia focada em resultados, em que cada uma de suas estratégias tem como base o funil de vendas.

O principal objetivo do Inbound é garantir que leads cada vez mais qualificados cheguem ao comercial. Dessa forma, cada uma das etapas do processo de compra são respeitadas.

O Inbound é norteado por cinco fases: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Entenda melhor a representação de cada uma:

Fonte: Tag2 Digital

  • Atrair: atração de visitantes para o seu site, afinal, sem visitantes não há vendas. Isso pode ser feito por meio de campanhas pagas e redes sociais, por exemplo;
  • Converter: converter seus visitantes em leads, sem isso, seu alto número de visitas não é de grande valia;
  • Relacionar: se relacionar com seu lead até que ele esteja maduro o suficiente para se tornar um matriculado. Uma das etapas mais importantes e decisivas do funil;
  • Vender: é quando seu lead finalmente se torna uma oportunidade de venda, após o trabalho do marketing é o momento de fechar as matrículas;
  • Analisar: por fim, é fundamental analisar os resultados e as estratégias utilizadas. A otimização de seus fluxos deve ser um trabalho constante;

Como atrair os visitantes certos?

O grande diferencial do Inbound marketing são suas estratégias voltadas para a qualificação do lead. Quanto mais dados você coleta de seu usuário, melhor fica sua compreensão quanto à sua etapa no funil de vendas.

Por consequência, sua comunicação e relacionamento ficam mais assertivos.

Porém, como atrair mais visitantes para vender seus cursos online? A resposta para essa questão é bem simples: conteúdo relevante e de qualidade! Se tratando de uma instituição de ensino, isso fica fácil, certo?

A metodologia Inbound parte do preceito de que com a segmentação adequada de mercado e conteúdos personalizados, as chances de converter seus leads em matriculados aumentam significativamente.

Isso porque, nem sempre os usuários estão preparados para finalizar a compra. Ele ainda irá percorrer um longo caminho de conhecimento até finalmente tomar essa decisão. Então, por que não auxiliá-lo neste processo?

Por onde começar o planejamento estratégico de Inbound?

Certamente você deve estar se questionando, por onde devo começar?

Antes de iniciar qualquer produção você precisa definir e compreender quem é sua persona. Para qual cliente será direcionada sua estratégia de marketing digital?

Essa etapa é fundamental, caso possua muitos serviços comece com um específico. Pergunte-se:

  • Quem é seu cliente ideal?
  • Como ele vive em sociedade?
  • Quais seus hábitos, objetivos, dores e necessidades?

Este modelo é escalável, então, a medida que você aplicar a metodologia para um de seus serviços o desdobramento para os outros será muito mais simples.

Com sua definição de persona realizada é necessário entender como funciona a jornada de compra e qual o tipo de conteúdo ideal para cada etapa.

Jornada de compra, como pensa o usuário?

Para auxiliar o usuário em sua tomada de decisão é preciso entender como ele pensa. Quais são suas dúvidas, o que ele prioriza, como ele toma a decisão de compra e afins.

Ao partir dessas questões é possível traçar conteúdos personalizados para cada uma dessas etapas.

A jornada de compra é dividida em quatro etapas:

Aprendizado e descoberta

O seu potencial aluno ainda não tem certeza que precisa de um curso online para transformar sua vida pessoal ou profissional.

Cabe aos profissionais de Marketing, por meio do Inbound, plantar a dúvida na mente do possível cliente. Este é o momento ideal para atrair sua atenção.

Para que, posteriormente seja possível converter esse lead em uma matriculado efetivo. Atingindo o seu principal objetivo: vender cursos online!

Um bom exemplo seria Flávia, ela se formou há 4 anos e não percebe uma grande evolução em sua carreira. Trabalha com desenvolvimento de sistemas e se questiona qual deve ser o próximo passo: uma pós-graduação ou aplicar o dinheiro em cursos livres? 

Com base nesses dados você pode produzir conteúdos direcionados como blog posts, e-books, webinars ou infográficos.

Possíveis conteúdos:

  • Como acelerar sua ascensão profissional?
  • Me formei, e agora?

Reconhecimento do problema

Sua persona percebeu que possui um problema ou oportunidade. Isso é ótimo! Agora, você precisa conduzi-la com conteúdos adequados para a próxima etapa da jornada de compra para vender cursos online.

Produza conteúdos que abordem o problema e a solução para as dúvidas que agora pairam sob sua mente.

Flávia agora sabe que precisa tomar uma atitude para transformar sua carreira. Ela entende que cursos livres são o melhor investimento neste momento, Porém, existem tantas opções. Por onde começar? 

Possíveis conteúdos:

  • Qual a melhor área de especialização em Ciência da Computação?
  • Profissionais do futuro, qual a principal demanda do mercado?

Consideração da Solução

Sua persona já possui o direcionamento adequado para suas dúvidas, ela está mapeamento e pesquisando as melhores opções para iniciar seu curso online.

Crie o senso de escassez e urgência, sua persona precisa entender que seu material/curso é único e ela precisa dele.

Agora Flávia já está decidida, só resta escolher a melhor opção para seu curso livre. 

Possíveis conteúdos:

  • Ensino presencial ou a distância? Vantagens e desvantagens
  • Por que o ensino a distância cresce tanto?

Decisão de compra

Sua persona percorreu toda a jornada e está no momento decisivo para suas vendas. Mostre os diferenciais e por que sua instituição de ensino é a melhor opção. Ofereça testes e afins.

Flávia está em busca de orçamentos, ela optou pelo ensino a distância, o que aumenta ainda mais suas opções. 

Possíveis onteúdos:

  • Curso de Y, por que fazer?
  • Mais de X alunos comprovam: o melhor curso de Y do país.

Vender cursos online com Inbound

Certamente se você chegou até aqui já percebeu o valor do inbound marketing e como ele pode ser útil para vender seus cursos online.

É importante ressaltar que cada uma das etapas supramencionadas devem acompanhar um CTA (call to action ou comando para ação).

Esse comando é a direção do próximo passo para o usuário, indicando qual a trilha de conteúdo adequada para sua jornada.

Ao produzir conteúdos online sua captação de leads aumenta significativamente. Os formatos e opções são inúmeras, landing pages, e-mail marketing, blog posts, mídias sociais, webinars e tantas outras opções.

A grande dica para vender cursos online é: respeite as fases da jornada de compra. Não faça uso do marketing intrusivo em momentos inadequados.

Realizar uma abordagem de venda na etapa de aprendizagem e descoberta por exemplo pode ser muito arriscado.

Porém, também respeite caso o cliente queira pular todas essas etapas e partir para a compra. Lembre-se o Inbound é movido por análises.

Gostou do conteúdo? Assine nosso blog e fique sabendo com antecedência sobre nossos novos conteúdos.

Leave a Reply