Upskilling: Saiba o que é e por que aplicar!

By 10/11/2020Sem Categoria
Upskilling: A importância do desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento

Upskilling é um termo que pode assustar no primeiro momento e a impressão é de que se trata do desconhecido. 

No entanto, aqueles que atuam diretamente com o desenvolvimento de pessoas dentro de corporações com certeza possuem familiaridade com o conceito. 

“Skill” é uma palavra em inglês, que em sua tradução literal quer dizer “habilidade”, a partir daí, surgiram variações da palavra com o termo skilling, que seria algo com “se desenvolver” ou “desenvolver habilidades”. 

Com isso, duas vertentes desse novo método de aprendizado vêm sendo amplamente difundidas: reskilling e upskilling. 

Reskilling trata-se do desenvolvimento de novas habilidades, novos conhecimentos. Enquanto upskilling seria o método de ensino voltado ao aprimoramento das habilidades e conhecimentos.

Uma maneira que muitas empresas têm encontrado para lidar com um mundo corporativo cada vez mais volátil em constante mudança. 

Neste artigo, iremos abordar o upskilling e como ele pode ser um importante aliado no desenvolvimento de pessoas e suas habilidades. 

O que é upskilling?

O mundo atual exige aprendizado contínuo de todos aqueles que estão inseridos no ambiente corporativo. 

Isso porque, as crescentes inovações e novas tecnologias tornam os profissionais obsoletos em questão de dias ou semanas. 

Por exemplo, faça um overview de sua vida profissional há 10 anos atrás, quantas das ferramentas utilizadas atualmente, na época, nem sonhavam em existir. 

Agora imagine se, você fosse um profissional acomodado, sem atualizações desde então, apenas executando as mesmas atividades diárias. 

Sem dúvidas, a essa altura do campeonato sua colocação estaria em risco e sua recolocação no mercado de trabalho seria difícil. 

O upskilling visa justamente esse desenvolvimento e capacitação. Garante que os colaboradores estejam em constante desenvolvimento

Alinhados às necessidades do mercado, aprimorando suas técnicas e atuais conhecimentos. 

As empresas de tecnologia já perceberam essa necessidade onde estimulam e proporcionam o constante desenvolvimento de seus liderados. 

A tendência é que mais empresas sigam por esse caminho. Disponibilizando aprendizado de qualidade para seus colaboradores. 

É claro que, o aprendizado deve ser uma vida de mão dupla, sendo necessário contar com perfis pró-ativos e que estejam em busca de desenvolvimento também. 

Upskilling na prática

Os treinamentos corporativos são a chave para o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. 

Atualmente, uma infinidade de opções está disponível para aqueles que desejam implementar o método. 

  • Treinamentos presenciais
  • Aulas online
  • Microlearning
  • Imersões corporativas
  • Dinâmicas de grupo
  • Grupos de estudo
  • Gamificação 

E essas são apenas algumas das opções para aqueles que desejam agregar novas habilidades à sua equipe. 

Vale ressaltar que a análise de viabilidade financeira deve ser levada em consideração, de modo a garantir a continuidade do projeto e com que, a maioria dos colaboradores sejam englobados. 

Benefícios da metodologia

Ao aplicar o método upskilling em sua corporação, os benefícios e vantagens são inúmeros e engana-se quem acredita que eles ficam restritos aos profissionais. 

Líderes e gestores são os que mais se beneficiam nessa equação. Isso porque, com uma equipe em constante atualização e antenados às mudanças mercadológicas, a empresa ganha vantagem competitiva. 

Além disso, seus liderados tendem a se sentir mais motivados e engajados com o propósito da empresa. Entendendo o crescimento e ascensão profissional de suas carreiras. 

O setor de gestão de pessoas também se beneficia, pois esses “benefícios” são vistos com bons olhos pelos colaboradores, reduzindo a taxa de evasão da empresa. 

É claro que todas essas práticas precisam estar aliadas a planos de carreira concisos e reconhecimento profissional. 

Trata-se de uma mudança cultural em toda a empresa, onde todos os envolvidos devem participar ativamente. 

Essa mudança cultural pode inclusive, tornar a experiência do usuário final, os clientes no caso, muito melhor. 

Com uma equipe motivada os atendimentos estão propensos a elevar sua qualidade. 

Porém, será que sua equipe está preparada para lidar com essa mudança?

Listamos as principais características que os colaboradores precisam ter os desenvolver para que o método possua eficácia. 

Flexibilidade

Trabalhar no século 21 exige acima de tudo, flexibilidade, isso porque a verdade absoluta não existe mais. 

Processos precisam ser redesenhados constantemente. Muitas vezes opiniões são refutadas por dados, o que é ótimo, porém, é necessário contar com perfis flexíveis e desapegados da razão a todo custo. 

Proatividade

De que adiantaria todo o conhecimento do mundo se as pessoas não forem capazes de colocá-lo em prática? 

É necessário contar com pessoas pró-ativas ao seu redor, com iniciativa. Só assim os conhecimentos aprendidos podem ser aplicados. 

Líderes e gestores precisam estimular essa participação e dar abertura para que os colaboradores façam considerações e novas implementações. 

É preciso confiança acima de tudo!

Competitividade

A competitividade, em geral não é vista com bons olhos nas corporações. Porém, quando estimulada na medida certa, pode trazer bons indicadores. 

Quando alinhado aos objetivos da corporação, em busca de melhores resultados e não puramente por ego. Essa característica pode ser de grande valia. 

Capacidade analítica

Vivemos em meio a uma infinidade de dados e informações, saber discernir o que é relevante ou não e, fazer uso dessas informações para a tomada de decisões é fundamental. 

Analisar indicadores, prever cenários, reações, obter insights e se antecipar a tendências. São as vantagens de contar com um profissional analítico em sua equipe. 

Persuasão

Unida a todas as características supramencionadas a persuasão se faz extremamente útil, afinal, o poder de persuasão é crucial para aqueles que desejam implementar novas ideias. 

Para que qualquer ideia saia do papel, independente da quantidade de dados disponíveis, é necessário contar com o poder de convencimento como aliado.

É preciso ser um influenciador, motivando e incentivando as pessoas de acordo com seus objetivos. 

Espírito de equipe

A capacidade de trabalhar em equipe é elemento essencial para todo e qualquer colaborador, independente da situação.  

Lidar com opiniões diversas, respeitar o tempo e o limite do outro, são questões essenciais partindo do preceito de que todos estão em busca do melhor para a corporação. 

 

Upskilling, ou desenvolvimento de habilidades, independente da maneira que prefira chamar é, sem dúvidas, promissor para aqueles que desejam otimizar os resultados de sua empresa. 

Os treinamentos online são a maneira mais prática e eficaz para abranger todos os seus colaboradores, com conteúdos específicos para cada área de atuação. 

Além disso, ao fazer uso de uma plataforma online para ministrar os treinamentos, é possível acompanhar o desempenho de cada um dos participantes, perceber avanços e até mesmo identificar pessoas não engajadas. 

Os treinamentos online possuem ótimo custo-benefício!

Na Hotscool por exemplo você estrutura seus treinamentos online sem limitações de espaços para conteúdos! 

Faça agora um teste por 7 dias para conhecer todos os seus recursos.

Facebook Comments

Leave a Reply