Treinamento corporativo online: Quais as vantagens para treinar colaboradores?

By EAD
foto de um funcionário fazendo um treinamento corporativo online

Como treinar seus funcionários pode beneficiar sua corporação? Entenda este e outros aspectos dos treinamentos corporativos online.

Por muito tempo falar em treinamentos corporativos era falar sobre altos investimentos, onde, apenas um seleto grupo de colaboradores participava. Porém, graças a evolução tecnológica este cenário mudou.

Trabalhar com treinamento corporativo online já é uma realidade e possui ótimo custo-benefício para as corporações. Os treinamentos online garantem uma equipe mais qualificada e alinhada às necessidades do mercado, tudo isso a baixo custo.

Saiba mais sobre as vantagens de ter um treinamento corporativo online e o por quê são tão importantes.

Por que treinar sua equipe?

Os treinamentos empresariais, apesar de extremamente benéficos para as corporações ainda são motivo de receio entre líderes e gestores.

A ideia de que, quanto mais capacitados os funcionários maior sua chance de evasão para uma corporação maior e melhor assombra os empresários. Por isso, o investimento em treinamentos corporativos não faz parte da cultura de muitas empresas.

O grande problema com este tipo de pensamento é que, com um mercado cada vez mais inconstante a demanda por funcionários mais capacitados e atualizados aumenta proporcionalmente. Não treinar seus colaboradores pode colocar em risco sua própria corporação.

Quando as empresas não contam com esse tipo de incentivo a alta rotatividade de funcionários é constante, além de se depararem com uma equipe totalmente desmotivada. O que, comercialmente falando afeta os resultados de toda a companhia.

Existem colaboradores que acabam investindo por conta própria em sua capacitação e isso é ótimo! Porém, por mais engajado que seja o seu colaborador, custear estes treinamentos por conta própria acaba se tornando um alto investimento a longo prazo.

Além disso, a sensação de estar em um ambiente sem planos de carreira e incentivo ao crescimento é frustrante. O que consequentemente reflete na evasão de ótimos funcionários. Esta, é apenas a percepção do seu colaborador.

Ou seja, investir em treinamentos corporativos ajuda a diminuir as altas taxas de rotatividade e motiva seus funcionários, o que também é bom para sua corporação.

Leve em conta que, com isso, a educação corporativa beneficia diretamente à sua empresa. Garantir que seus funcionários estejam capacitados é garantir vantagens comerciais.

Uma equipe altamente treinada é também uma equipe altamente competitiva comercialmente. O que torna a vida de seus concorrentes um pouco mais difícil.

Treinamentos presenciais

Certos de todas as vantagens competitivas ao investir em treinamentos empresariais, é o momento de analisar as melhores opções e ponderar as ações mais viáveis.

Conforme mencionado no início deste artigo, os treinamentos presenciais, apesar de sua alta eficácia podem se tornar um investimento altíssimo e inviável de ser aplicado.

Mas afinal, quais são os custos de um treinamento presencial? Bom, em primeiro lugar é necessária a aquisição do curso que, até então aparentam ter os mesmos valores de um treinamento online, certo? Porém, além disso, custos como: hospedagem, passagens, alimentação e transporte também devem ser incluídos.

O resultado da soma de todos esses fatores é o investimento por funcionário para um curso presencial. Agora, duplique, triplique e quadruplique este número. Assustador, não é mesmo?

Este é um dos fatores que fazem com que as empresas invistam pouco ou quase nada nesse tipo de treinamento.

Com um orçamento tão alto, os treinamentos tornam-se mais restritos, onde apenas um parcela de seus colaboradores teria acesso.

O que por sua vez, pode causar mal estar entre os colaboradores. Imagine um cenário em que o seu colega de trabalho é selecionado para realizar um treinamento, porém, você não é.

Uma situação no mínimo desconfortante e extremamente frustrante. Não é mesmo?

Qual seria então, a solução mais viável? Uma opção com suporte para o treinamento total de sua equipe a um baixo custo?

Vantagens do treinamento corporativo online

Os cursos de capacitação online são uma ótima alternativa para empresas que têm consciência da necessidade deste investimento.

Para quem não sabe, atualmente existem diversas plataformas de treinamentos corporativos. A grande maioria com planos fixos, onde, ao pagar a mensalidade, seus colaboradores ganham acesso ilimitado a todos os conteúdos, estes, prontos.

Este é apenas um dos formatos. Existe também a opção de fornecer trilhas de conteúdo específicas e personalizadas de acordo com a necessidade de cada colaborador. Uma maneira eficaz de desenvolver as diferentes habilidades de seus funcionários.

Também conhecida como LMS, este tipo de plataforma permite um aprendizado personalizado. Os conteúdos ficam salvos na plataforma e seus colaboradores podem aprender de acordo com o seu tempo. A plataforma também conta com uma infinidade de possibilidades como: interação via fórum, conteúdos complementares e muito mais!

Com um bom programa de treinamento corporativo online, sua equipe ganha autonomia para estudar onde e quando quiser, aprimorando suas técnicas e aperfeiçoando seus conhecimentos. Já você, gestor, pode acompanhar de perto e em tempo real a evolução de cada um dos funcionários.

Os custos de ambos os formatos, em geral, são prefixados e com planos personalizados para a necessidade de cada cliente.

Só até aqui, a percepção de custo-benefício já é nítida. Porém, além disso, os treinamentos online também garantem a vantagem competitiva de uma equipe capacitada e motivada.

Este aspecto, por sua vez, reflete diretamente no faturamento e na lucratividade de sua corporação.

Pessoas felizes e satisfeitas produzem mais, é o que diz o artigo publicado pela revista Melhor em novembro de 2018, de acordo com a revista uma pesquisa realizada na Califórnia comprovou que pessoas felizes se tornam 31% mais produtivas e três (3) vezes mais criativas.

Ou seja, sem frustrações você garante um equipe mais produtiva e feliz profissionalmente.

Como disponibilizar um treinamento corporativo online?

Com os avanços tecnológicos o mercado de ensino a distância cresceu exponencialmente, sendo assim, encontrar uma plataforma de cursos online não é um grande desafio.

Para treinamentos específicos e mais completos o modelo ideal são plataformas de learning management system ou em sua abreviação: LMS.

Um bom treinamento é composto por conteúdo de qualidade e uma plataforma de ensino online flexível e preparada.

Unir estes dois fatores é a garantia de bons frutos para o sucesso de sua corporação.

Uma dica é contar com especialistas no assunto para ministrar as vídeoaulas e com uma boa plataforma como a Hotscool por exemplo, que conta com autonomia e flexibilidade na hora de criar seus cursos online. Conheça mais sobre a ferramenta, acesse o site da Hotscool.

Leave a Reply