Conheça as tendências para EAD em 2020

By EAD
imagem ilustra um desenho de uma pessoa sugerindo tendências ead para 2020

Se há 5 anos atrás, fazer previsões para o ano de 2020 parecia muito longe e uma realidade distante, agora, com poucos dias para o novo ano, analisar as principais tendências para EAD em 2020 é essencial!

O surgimento de novas tecnologias e a obsolescência acelerada de coisas que até pouco tempo eram inovações, provoca quase que uma imprevisibilidade do que o futuro nos reserva.

Ao analisar previsões para o ensino a distância realizadas há três anos atrás, é surpreendente e, talvez assustador, a evolução da modalidade de ensino e a quantidade de barreiras quebradas.

Os cursos ead, que até pouco tempo atrás causavam desconfiança por sua inovadora forma de aprendizagem, atualmente, é fator essencial para o sucesso da aprendizagem.

Só no último ano, o número de cursos EAD superou o número de cursos presenciais no ensino superior.

Além disso, com uma sociedade cada vez mais conectada e com restrições de tempo, o ensino a distância auxilia na pulverização da educação e em uma importante oportunidade de capacitação para profissionais das mais diversas áreas.

Algumas previsões para o ead em 2020 já fazem parte da nossa realidade, porém, tendem a se expandir e ganhar ainda mais visibilidade e aplicação. Mas quais são, de fato, as tendências para EAD em 2020?

Microlearning

A possibilidade de consumir conteúdo de qualidade em pequenas partes é o que promete ganhar a atenção dos usuários.

O microlearning permite uma fácil e aprofundada assimilação de conteúdos sem perder sua qualidade de ensino.

Aqui, é notável o quanto o ensino a distância tende a priorizar o consumidor, desenvolvendo diversas formas de aprendizado e buscando a melhor maneira para que o usuário absorva cada conteúdo.

Literalmente uma “pílula de conhecimento” diário, com aulas de curta duração, o microlearning prende a atenção do usuário em cada um de seus conteúdos.

Além disso, possui responsividade, sendo acessível por meio dos mais diversos dispositivos, o que facilita e muito, na dinâmica diária dos usuários.

É importante ressaltar que este modelo de ensino não perde em nada com relação a qualidade de ensino, pelo contrário, a fácil absorção dos rápidos conteúdos torna o aprendizado mais eficaz para o aluno.

Além do mais, os cursos superiores de ensino a distância possuem regulamentação pelo próprio Ministério da Educação (MEC).

Vídeoaulas

As vídeoaulas já são uma ferramenta de aprendizado amplamente conhecida e disseminada no ensino a distância, porém, ainda existem muitos avanços a serem realizados, que fazem parte das tendências para EAD em 2020.

Não é novidade para ninguém o engajamento superior que conteúdos audiovisuais possuem com relação a outros formatos, por isso, o uso deste tipo de material tende a ser cada vez mais crescente e de uma maneira muito mais profissional.

Ao conhecer melhor a tecnologia e sua aplicabilidade, o que se espera para o próximo ano é de que os materiais apresentem cada vez mais novas e melhores formas de ensino.

As possibilidades apresentadas são inúmeras, interatividade, realidade aumentada e muito mais!

Os vídeos interativos inclusive já são uma realidade existente e passíveis de aplicabilidade. Se trata de um conteúdo onde, o aluno passa a participar do processo de aprendizagem de forma ativa, podendo interagir com a tela, clicando, fazendo comentários e afins.

Ou seja, mais qualidade de ensino e interação com os usuários. É este o principal objetivo dos conteúdos em vídeo que possuem forte oportunidade de expansão.

Gamification

Conteúdos que permitam a interação com o usuário tendem a se destacar nos próximos anos, o gamification ou gamificação, é um deles.

Pensando nos usuários que buscam o ensino de forma ativa para o desenvolvimento de habilidades técnicas ou mesmo absorver novos conteúdos, o modelo de gamificação tende a ganhar atenção.

Isso porque, o seu modelo de ensino é disruptivo e estimulante. Incentivando o usuário na busca pelo conhecimento. Assim como nos tradicionais videogames, no método de ensino gamification o usuário precisa finalizar etapas para avançar.

A cada etapa avançada selos ou medalhas são distribuídos ao aluno como uma espécie de recompensa. Mais uma maneira inovadora de ensinar utilizando as plataformas EAD.

Storytelling

Trata-se de buscar manter o usuário engajado com o conteúdo. A construção de trilhas de conhecimento inclusive podem ser muito úteis neste quesito.

Para 2020 a tendência é: foco no usuário! E ao fazer uso do storytelling você realmente mantém esse objetivo alinhado.

Oriundo do marketing, trata-se basicamente de uma narrativa envolvente, que prende a atenção do leitor, neste caso, dos alunos. Possuir esse tipo de conteúdo garante a qualidade dos conteúdos e a satisfação dos alunos, o que pode resultar em compras recorrentes e na boa reputação de qualquer instituição.

Social Learning

O termo também pode ser traduzido como aprendizagem social e trata-se de todo e qualquer aprendizado ocorrido no âmbito social.

Com os crescentes avanços tecnológicos e a chegada de uma nova geração 100% digital, se adaptar a “linguagem” desses, literalmente, novos consumidores é essencial.

O social learning trata justamente sobre isso, conseguir unir o ensino às inúmeras redes sociais e transformá-las em algo proveitoso para o aluno.

As redes sociais podem ser utilizadas também como uma forma de manter seus alunos engajados com os cursos e sua instituição.

O social learning pode ser uma das atividades de um gamification onde, por exemplo, ao compartilhar ou interagir sobre determinado conteúdo os alunos são recompensados com “prêmios” virtuais.

A experiência dos alunos em 2020

Todas as tendências apresentadas até então possuem uma coisa em comum: o foco na experiência do aluno, ou seja, percebemos um EAD cada vez mais personalizado e direcionado para a qualidade de ensino.

Onde, qualidade não quer dizer quantidade, a tendência é de modelos de ensino ainda mais adaptáveis às reais necessidades do usuário. Este, que perde seu papel passivo no aprendizado presencial e passa a ter autonomia em seu processo de ensino.

Com base nisso, podemos constatar que as tendências no ead para 2020 vão muito além de ferramentas e tecnologias, trata-se de uma transformação cultural, no modo de ensino e aprendizado.

E você, acha que possui alguma outra tendência que irá transformar o mercado ead no próximo ano? Conte para nós nos comentários e assine nossa lista para se manter atualizado.

 

Leave a Reply