O que é Treinamento e Desenvolvimento?

imagem com colaboradores praticando o treinamento e desenvolvimento
Com foco principal em treinar e desenvolver colaboradores, a área de treinamento e desenvolvimento age em conjunto com os objetivos estratégicos da empresa.
Disseminar e enraizar a cultura de uma organização, treinar e desenvolver habilidades específicas para aumentar o desempenho de seus colaboradores e consequentemente, proporcionar maiores oportunidades de aprendizado são as principais funções da área.

O que significa ter uma área de Treinamento e Desenvolvimento em sua empresa?

A eficácia das organizações, pessoas e equipes tem envolvimento direto com a área de Treinamento e Desenvolvimento.

É também uma área intrinsecamente ligada à gestão de pessoas, gestão de talentos, desenvolvimento de recursos humanos, design instrucional, fatores humanos e gestão do conhecimento.

Falar sobre em Treinamento e Desenvolvimento, é falar também de sua relação com mudanças dentro das empresas, pois desenvolvem treinamentos específicos e conectados às estratégias organizacionais.

Você quer saber tudo sobre esta importante área? Mas tudo mesmo?

Então fique por aqui, pois este será o artigo mais completo sobre Treinamento e Desenvolvimento que você já leu.

Você vai conhecer:

  • Qual a diferença entre Treinamento e Desenvolvimento?;
  • Etapas de Treinamento e Desenvolvimento;
  • Por que ter uma área de Treinamento e Desenvolvimento em sua empresa?; e
  • Por que treinar colaboradores?

imagem de treinamento e desenvolvimento representados por peças de quebra cabeça com duas setas para encaixar as peças.

Qual a diferença entre Treinamento e Desenvolvimento?

Apesar de nos referirmos sempre em conjunto, e por isso, imaginarmos que seja uma coisa só, treinamento e desenvolvimento têm significados diferenciados.

O que é treinamento?

Treinamento é um processo de aprendizado no qual os funcionários têm a oportunidade de desenvolver habilidades, competências e conhecimentos, conforme a necessidade de sua área de atuação em curto prazo.

Quando um funcionário é novo na empresa, ele recebe treinamentos iniciais,  também chamados de treinamentos de integração que  são relacionados à área de atuação para que seu desempenho seja satisfatório e para que possa contribuir mais para o crescimento da organização.

Os treinamentos de integração, também são utilizados para transmitir as regras, políticas e procedimentos a fim de direcionar comportamentos e atitudes de acordo com as necessidades da empresa.

Como benefícios, podemos citar:

  • Aumento da produtividade, tanto quantitativa quanto qualitativamente;
  • Desenvolvimento de habilidades;
  • Melhor desempenho;
  • Torna o ambiente de trabalho mais cooperativo;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Diminuição da rotatividade de funcionários;

 O que é Desenvolvimento?

O desenvolvimento é mais amplo e concentra-se no crescimento dos funcionários e no desempenho futuro.

É um processo educacional que se preocupa com o crescimento geral de cada colaborador e é orientado para a carreira em longo prazo e não no presente.

O desenvolvimento não se limita apenas a uma tarefa específica, mas visa melhorar sua personalidade e atitude, o que os ajudará a enfrentar desafios posteriores.

Isso muda a mentalidade dos funcionários e os torna mais desafiadores ou competitivos.

Etapas de Treinamento e Desenvolvimento

Existem várias etapas no treinamento e desenvolvimento, a fim de ser eficaz e gerar os resultados desejados em termos de conhecimento, habilidades e atitudes aprimorados.

Estas etapas agem como um ciclo, pois deve estar em constante acompanhamento sobre a estratégia de treinamento e desenvolvimento aplicada.

Se você já pensou em desenvolver um programa de treinamento em sua organização, considere as cinco etapas básicas de treinamento a seguir. Você descobrirá que todas as cinco etapas são mutuamente necessárias para que qualquer programa de treinamento seja eficaz e eficiente.

1. Determinar a necessidade de treinamento e desenvolvimento para indivíduos ou equipes

  •  Faz-se uma avaliação das necessidades de treinamento dos níveis organizacional, individual ou de funcionários e no nível departamental/funcional;
  • Depois de identificado o grupo-alvo, analise a lacuna que precisa ser preenchida através do treinamento;
  • Desenvolver objetivos e metas de treinamento específicas para trazer melhorias mensuráveis ​​em seus níveis de desempenho e aprimoramento no conhecimento relacionado ao trabalho.

2. Desenvolver objetivos

Depois de identificar as necessidades, é o momento de estabelecer os principais objetivos do treinamento e desenvolvimento.

Podemos citar alguns como aumentar a eficiência em processos, aumentar motivação e envolvimento dos colaboradores, redução do turnover, gerenciamento de riscos, desenvolvimento de novas habilidades.

3. Selecionar métodos de treinamento

Somente depois de estabelecer as necessidades e objetivos, você terá condições de determinar qual a metodologia será aplicada ao seu treinamento:

Presencial: método mais tradicional, com uso de uma sala de aula e instrutores;

Interativo: com grupos de discussões, análises de cases, podendo ser presencial ou online;

Treinamento prático: instigam a participação ativa dos alunos;

E-Learning (EAD): Os treinamentos são realizados por meio de cursos online com utilização de uma plataforma ead.

4. Conduzir e implementar os programas para funcionários

Esta é a fase  em que o método de treinamento será aplicado.

É o momento em que acontece, efetivamente, o treinamento elaborado de acordo com a necessidade, objetivos determinados e métodos.

5. Avalie a saída e o desempenho após as sessões de treinamento e desenvolvimento.

Momento de avaliação da aplicação do treinamento e verificar o resultado obtido.

Hora de identificar se seu treinamento foi bem estruturado/desenvolvido, se o método foi adequado, a eficácia do treinamento e medir se o retorno de investimento do treinamento (ROI) foi satisfatório.

É importante seguir as etapas acima citadas, pois o processo de treinar e desenvolver deve ser uma ação constante de avaliação da empresa como um todo.

Acompanhar este ciclo é necessário para que as necessidades sejam identificadas de imediato e, assim possam ser trabalhadas.

Por que ter uma área de Treinamento e Desenvolvimento em sua empresa?

Treinar é determinante para o desenvolvimento organizacional e seu sucesso.

Aqui estão alguns benefícios importantes do treinamento e desenvolvimento:

Maior produtividade e Melhores resultados

Treinar e desenvolver estão diretamente ligados ao aumento da eficiência e da produtividade dos funcionários.

Os funcionários permanecem atualizados com as novas tecnologias e aprimoram seus conhecimentos.

Funcionários bem treinados mostram desempenho em quantidade e qualidade.

Há menos desperdício de tempo e de recursos quando há treinamentos adequados.

Menor intervenção do líder

Os colaboradores passam a lidar com as tarefas com mais independência, ou seja, quando um funcionário é bem treinado estará mais familiarizado com o trabalho e, portanto, precisará de menos supervisão.

Diminuição de erros e acidentes

A maioria dos erros ocorre devido à falta de conhecimento e habilidades necessárias para realizar um trabalho específico.

Treinamento e desenvolvimento contínuos garantem que os funcionários obtenham as habilidades certas no momento certo.

Quanto mais treinado, menos chances de cometer erros no trabalho e a gestão de segurança, agradece.

Desenvolver novos talentos

Treinamentos desenvolvem pessoas e as habilita a ocupar cargos de liderança.

Além disso, é uma maneira de identificar novos líderes por meio de relatórios de desempenho de treinamentos.

Os treinamentos realizados em plataformas EAD trazem este tipo de informação através de relatórios de acompanhamento de alunos.

Satisfação no trabalho

Funcionários sentem-se mais satisfeitos quando recebem treinamentos e, desta forma, desenvolvem sua capacidade profissional.

Há um sentimento de pertencimento à empresa em que trabalham, além de reduzir a rotatividade e  o absentismo já que a rotação dos funcionários custa tempo e dinheiro.

Abordar ineficiências dos colaboradores

As ineficiências poderão ser mais bem trabalhadas ou até mesmo eliminadas por meio de treinamentos específicos, fortalecendo as habilidades e eliminando as barreiras internas.

Um programa de desenvolvimento bem organizado ajuda os funcionários a adquirir habilidades e conhecimentos levando todos a um nível uniforme e avançado.

Maior consistência

Um programa de treinamento e desenvolvimento bem organizado oferece aos funcionários conhecimento e experiência constantes.

O acesso a treinamento regular garante que todos os funcionários tenham uma experiência e conhecimento consistentes de tarefas e procedimentos, algo que é particularmente importante quando se trata de políticas e procedimentos básicos da empresa.

Maior interação das equipes

O treinamento e o desenvolvimento influenciam o trabalho em equipe, o espírito de equipe e as colaborações entre equipes.

Otimização de recursos

Proporcionam o desenvolvimento das habilidades técnicas e comportamentais dos recursos humanos em uma organização que, resulta utilizar os recursos de modo mais otimizado, além de ajudar os funcionários a alcançar o crescimento pessoal.

Além dos benefícios acima citados, treinamento e desenvolvimento levam a uma lucratividade aprimorada e a atitudes mais positivas em relação à orientação para o lucro, mas também ajudam no desenvolvimento organizacional, ou seja, a organização obtém uma tomada de decisão e solução de problemas mais eficazes.

O treinamento e o desenvolvimento ajudam a entender e executar as políticas organizacionais, desenvolvendo habilidades de liderança, motivação, lealdade, melhores atitudes e outros aspectos que os funcionários e gerentes de sucesso geralmente exibem. Treinamento e desenvolvimento demonstram um compromisso em manter os funcionários na vanguarda do conhecimento e da prática.

Por que treinar colaboradores?

Bons programas de treinamento e desenvolvimento ajudam a reter as pessoas certas e aumentar os lucros.

À medida que a batalha pelos melhores talentos se torna mais competitiva, os programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários são mais importantes do que nunca.

Contratar os melhores talentos exige tempo e dinheiro, e a maneira como você os envolve e desenvolve desde o momento em que são integrados afeta a retenção e o crescimento dos negócios.

E não se trata apenas de retenção. Programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários afetam diretamente seus resultados.

Os benefícios e o valor do treinamento e desenvolvimento agem como um efeito multiplicador.

Desenvolver é construir a personalidade e a atitude do funcionário para enfrentar desafios futuros. Portanto, ambos são vitais para um funcionário, novo ou existente.

 

Gostou desse artigo? Assine a nossa lista para ficar por dentro de todas as nossas publicações!

Join the discussion 3 Comments

Leave a Reply