Plataforma LXP: O que é e quais seus benefícios?

By 09/10/2019EAD
Ilustração com elementos utilizados em educação como caderno, livo, lápis, figuras de alunos em participação ativa no curso sugerindo utilizar plataforma lxp

A educação está em constante mudança e para melhor!

Atualmente, novas técnicas de aprendizagem vem surgindo e, acompanhando esta evolução, a tecnologia vem desenolvendo novas e novas funcionalidades que possam adaptar-se a esta mudança.

Por isso, é interessante você saber que, novas ferramentas vem surgindo e se aprimorando cada vez mais.

É daí que um novo sistema de aprendizagem surge como aprimoramento das plataformas LMS já existentes: Plataforma LXP.

Neste artigo, você vai entender este novo conceito de plataforma EAD onde o aluno é protagonista.

Um breve histórico…

Nos últimos anos, muito se ouviu falar em experiência do usuário e como este fator, se bem explorado, pode ser positivo para as corporações.

Pensar a experiência do usuário é pesquisar, projetar e executar soluções positivas para a relação do usuário com determinado produto ou serviço.

No mercado da educação não é diferente! E é nesse contexto que surge o conceito LXP ou Learning Experience Plataform.

Essencialmente, o LXP foi desenvolvido com o intuito tornar mais prático, fácil e intuitivo o processo e modelo de aprendizagem dos usuários. Ou seja, seu foco é na experiência do aluno.

O modelo, ainda pouco difundido no Brasil, possui grande potencial para transformar a maneira com que consumimos conteúdo atualmente, pois envolvem novos conceitos como o de maior interação e também tem uma estrutura mais intuitiva.

Plataforma LXP: conceito e aplicações

Já imaginou um processo de aprendizagem participativo?

Uma plataforma capaz de analisar seus interesses, objetivos e conhecimentos atuais e, com base nisso, sugerir trilhas de aprendizado?

Com o LXP isso é possível!

Guiado pelo machine learning, essa tecnologia tem movimentado e inovado a experiência de aprendizagem dos usuários.

Isso, porque transforma um modelo de ensino engessado em um processo de ensino participativo, interativo e leve.

Com o aprendizado de máquina, a plataforma EAD consegue compreender seus objetivos, perceber quais conteúdos te agradam e, com base nisso, sugerir novos conteúdos!

Uma boa referência deste formato seria o Spotify ou Netflix.

Além disso, o aluno passa a ser protagonista neste processo e pode, literalmente, produzir novos conteúdos. Subir novos links, sugerir materiais para estudo, e-books e uma infinidade de possibilidades.

O LXP transforma o processo de aprendizagem em um modelo participativo, bastante adequado ao conceito de educação 3.0.

Diferenças entre LMS e LXP

Com certeza você já ouviu falar em LMS – Learning Management System, ou pelo menos já teve algum contato com essa tecnologia.

Learning Management System é a essência das tradicionais plataformas de ensino a distância que conhecemos atualmente.

Desenvolvido com objetivo de facilitar a gestão acadêmica, o formato é cada vez mais utilizado entre grandes, médias e até mesmo pequenas instituições de ensino.

E não é por menos, a possibilidade de concentrar em um único local conteúdo, dados de usuários e gestão é um grande facilitador.

As vantagens do ensino a distância são inúmeras. Por isso, o setor cresceu exponencialmente de acordo com o último censo EAD realizado pela ABED.

Porém, para o mundo corporativo esse modelo pode ser muito complexo.

A necessidade de produzir conteúdos, realizar a gestão destes materiais e criar trilhas de conhecimento torna o processo caro e trabalho.

Ainda assim, empresas com um grande número de funcionários possuem alta demanda para oferecer ações de treinamento e desenvolvimento online.

É para facilitar o processo de capacitação de funcionários que o LXP foi desenvolvido.

No mercado de trabalho, esse formato de plataforma fornece uma experiência de aprendizado personalizada para cada colaborador, em que o processo de produção de conteúdos deixa de ser centralizado na corporação e passa a ser colaborativo.

Além disso, a possibilidade aprimorar as atuais competências de seus colaboradores e agregar novos conhecimentos de maneira pontual tornam a plataforma LXP uma aliada no processo de capacitação.

Isso garante profissionais equiparados ou até mesmo superiores ao mercado.

O modelo já é amplamente difundido em grandes corporações estrangeiras. O processo de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores torna-se natural, o que é positivo para

empresas e funcionários.

Social Learning

Um grande diferencial da plataforma LXP é, como mencionado no início, a experiência de aprendizagem do usuário. Essa experiência torna-se ainda mais efetiva quando inserida no meio das interações sociais.

A possibilidade de se relacionar em grupo, produzir, compartilhar e consumir novos conteúdos de maneira colaborativa torna a plataforma LXP atrativa e dinâmica e bastante similar a uma sala de aula.

Além disso, a Learning Experience Platform conta com a responsividade, ou seja, os usuários conseguem realizar tudo isso por meio dos mais diversos dispositivos, sejam eles móveis, ou não.

O desenvolvimento e conhecimento dos profissionais deixa de ser isolado e passa a ser compartilhado!

Vantagens da Learning Experience Platform

Sem dúvidas, essa tecnologia pode transformar e facilitar o aprendizado. Com sua difusão e uso adequado, as vantagens podem ser inúmeras! Confira:

Plataforma colaborativa

Se na plataforma LMS a produção de conteúdos fica a cargo de professores e tutores, na LXP todos podem agregar e solucionar suas dúvidas.

O aluno é livre para enviar links, artigos, sugestões de leitura, vídeos e muito mais!

Todas essas possibilidades tornam a experiência de aprendizagem um processo compartilhado e participativo, criando um novo modelo de ensino.

Metodologia

O aprendizado de máquina é capaz de assimilar em qual fase de desenvolvimento você está, por isso, os conteúdos sugeridos são de acordo com o seu nível de conhecimento atual.

Uma maneira de personalizar a experiência de aprendizagem e garantir que todos se desenvolvam no seu tempo, incluindo o estudo no seu dia a dia.

Versatilidade

Quem produz conteúdo certamente já se deparou com o empecilho: tempo de produção.

A verdade é que com a velocidade que a tecnologia avança muitos conteúdos tornam-se obsoletos com facilidade.

Com o formato LMS a atualização e produção deste novo conteúdo pode levar meses.

Porém, com o uso da plataforma de experiência de aprendizagem esta atualização pode ser instantânea.

Com isso, as corporações ganham profissionais capacitados e atualizados ao mercado constantemente.

Engajamento

Manter seus usuários engajados é o sonho de toda empresa, independente do seu setor de atuação.

Com a plataforma LXP  esse processo é muito mais simples e acontece quase que de maneira natural.

No LXP o usuário é o foco, isso porque, a plataforma de experiência de aprendizagem trabalha constantemente para tornar a experiência do usuário ainda melhor.

Diferente de modelos tradicionais de ensino que precisam dedicar muito tempo e pesquisa para conter sua evasão e identificar os gargalos do negócio.

O LXP é para sua empresa?

Assim como a plataforma LMS revolucionou o mercado da educação, a plataforma LXP segue o mesmo caminho.

É apenas questão de tempo para sua ampla disseminação, o mercado, é claro, precisará se adaptar a este novo modelo.

A Learning Experience Platform surge para atender e suprir as necessidades de uma geração de nativos digitais em conjunto à uma sociedade cada vez mais conectada.

Cientes de todas as vantagens e funcionalidades dessa nova tecnologia, é necessário avaliar sua aplicabilidade ao seu negócio.

A Hotscool conta com uma plataforma focada na experiência de aprendizagem dos usuários, com aprendizagem social, fóruns interativos e métodos de avaliação dinâmicos, além de ser personalizável!

Clique aqui e teste a ferramenta gratuitamente por 7 dias!

Facebook Comments

Join the discussion 2 Comments

Leave a Reply