O que é Plataforma EAD? Tudo o que você precisa saber!

By EAD
Imagem de uma pessoa trabalhando numa plataforma EAD num notebook.

Plataforma EAD vem com o desenvolvimento de novas tecnologias que têm impactado no modo de organização social.

Desta forma, o atual modelo de educação vem se modificando gradativamente no sentido de suprir as demandas de uma sociedade cada vez mais conectada.

E uma das soluções é a oferta de produtos educacionais por meio de plataforma EAD.

As plataformas EAD tem uma série de funcionalidades que facilitam o aprendizado de maneira didática, eficiente e com o diferencial de poder consumir as informações de onde quer que estejamos.

Apostar nessa solução, que veio para ficar, pode ser o diferencial que faltava para promover resultados importantes e colocar seu modelo de negócio um passo à frente da concorrência.

Ficou interessado no assunto?

Então, acompanhe o texto na íntegra e fique por dentro de tudo isso!

O que é uma plataforma EAD?

As plataformas de educação a distância, de maneira simples, surgiram para facilitar, organizar e implementar o ensino e a aprendizagem a distância.

Em linhas gerais, Plataforma EAD é um ambiente virtual de aprendizagem que possui funcionalidades específicas de acordo com metodologias de ensino e que viabilizem uma educação eficaz e eficiente.

Explicando melhor, por meio da tecnologia, a plataforma ead permite que treinamentos ou cursos sejam estruturados e desenvolvidos pra a modalidade de ensino online.

Ela também deve conter todas as funcionalidades adequadas com um sistema de gestão completa tal qual uma Instituição de ensino, ou seja, gestão de alunos, gestão pedagógica, gestão financeira.

Para isso, é importante avaliar com cautela as opções presentes no mercado.

No próximo tópico, vamos apresentar algumas práticas essenciais para que você escolha uma plataforma ead completa e adequada às suas necessidades. Acompanhe!

Quais são as funcionalidades de uma plataforma EAD?

Uma plataforma ead tem como principal função adequar todo o modelo de ensino presencial que, normalmente é realizado em uma sala de aula, para o ambiente online.

Por isso, é necessário que uma plataforma completa tenha funcionalidades específicas para que seja possível desenvolver um treinamento corporativo ou criar cursos online bem estruturados.

  • Permitir que os conteúdos possam ser ilimitados e disponibilizados por videoaulas, áudios, links , PDFs para enriquecer suas aulas;
  • Organizar conteúdos em módulos e aulas;
  • Permitir a gestão de alunos criando turmas, aulas programadas;
  • Possuir uma central de comunicação por meio de fórum de discussões, chats, aprendizagem social;
  • Possuir ferramentas de personalização de seu portal de ensino;
  • Integrações com gateways de pagamento para vender seus cursos online;
  • Ferramentas para desenvolvimento de avaliações e emissão de certificado;
  • Relatórios de performance e acompanhameto de alunos e relatórios financeiros;

Quais as vantagens de uma plataforma EAD?

Utilizar uma plataforma EAD tanto para treinar colaboradores quanto para criar cursos online ou cursos livres, tem uma série de vantagens:

Mobilidade para seus alunos e tutores:

Como seus treinamentos ou cursos online são responsivos, é possível que sejam realizados por qualquer dispositivo smartphones, tablets, desktops. Além disso, poderão realizar suas aulas em qualquer horário.

Custos mais baixos:

Sendo online, você não terá custos com espaços físicos, deslocamentos de funcionários e instrutores.

Maior escalabilidade:

Permite treinar ou atingir um número ilimitado de alunos.

Fácil acesso aos conteúdos:

É possível, por meio de uma plataforma EAD, que os alunos possam acessar seus conteúdos sempre que surgirem dúvidas, pois as informações ficam armazenadas na nuvem e podem ser visualizadas em qualquer momento.

Realizar a Gestão do Conhecimento:

Você poderá criar treinamentos específicos para novos funcionários. É o que chamamos de cursos de entrada.

Estes cursos servem para informar aos novos colaboradores sobre as políticas da empresa, disceminar a cultura e fazer alinhamento com objetivos estratégicos da empresa.

Principais modelos de plataformas do mercado

As plataformas EAD estão em constante evolução.

Normalmente, o modelo presente no mercado é a Plataforma LMS (Learning Management System) que possui todos os recursos necessários para um bom funcionamento de um curso ead.

Porém, surgindo como uma tendência em EAD, a Plataforma LXP (Learning Experience Platform) vem com mais interação para seus alunos, transformando-os em protagonistas.

Para que você conheça um pouco mais, destacamos algumas diferenças entre o LMS e LXP.

Plataforma LMS

● O sistema é fechado, ou seja, somente administradores podem adicionar novos conteúdos;

● A experiência de aprendizado com pouca autonomia atribuída ao aluno;

Plataforma LXP

Representa o que há de mais moderno em uma solução de ensino a distância.

● a experiência é concentrada no sentido de facilitar a jornada de aprendizagem do aluno;

● utiliza recursos de inteligência artificial para que sejam sugeridos cursos com base nas necessidades e interesses recorrentes do aluno;

● apresenta ferramentas de interação social (Aprendizagem Social) que permite a aprendizagem por meio do compartilhamento de experiências.

Como podemos observar, há uma diferença entre os recursos apresentados pelos modelos de plataformas presentes no mercado.

Porém, precisamos destacar que a plataforma de ensino LXP possui ferramentas que estão alinhadas às maior interação de alunos e, por outro lado, as plataformas EAD LMS estão em consonância com modelos mais tradicionais de gestão de aprendizagem.

Um modelo não é melhor do que outro, pois eles se complementam!

A plataforma LXP é a plataforma que veio como instrumento agregador para obter sucesso no aprendizado.

Portanto, este não é um movimento migratório.

Pensar desta forma, poderá te induzir a fazer uma escolha equivocada e o resultado dessa escolha impactará de forma negativa para a gestão de seu treinamento/curso online.

É importante que, antes de definir qual plataforma EAD irá utilizar, verifique quais são as funcionalidades que atenderão ao seu treinamento/curso online.

Esta escolha deverá ser feita levando em consideração também o tipo de público que irá atingir.

Agora é com você!

Saber um pouco mais a respeito do conceito, das vantagens e dos principais modelos de plataforma EAD presentes no mercado, te ajuda a dar os primeiros passos na direção de implementar esse modelo de ensino no seu negócio.

Nesse sentido,que tal conhecer na prática todos os recursos de uma plataforma EAD?

Cadastre-se e teste a plataforma Hotscool gratuitamente por 15 dias!

Join the discussion 13 Comments