Minicurso online: O que é e como aumentar suas vendas com ele?

imagem com ilusração de uma pessoa segurando um tablet sugerindo uma busca por minicurso online

Ter um minicurso online é uma alternativa viável e facilmente executável.

Isto porque o mercado EAD está em plena expansão, a concorrência nesse setor aumenta significativamente a cada ano e, por isso, buscar alternativas para se destacar diante da concorrência é essencial.

No dicionário Priberam, o termo é descrito como: “curso de curta duração ou que não aborda conteúdos de grande profundidade.”

De fato, os minicursos devem abordar conteúdos de no máximo 2 horas de duração, no entanto, se a sua ideia é conquistar novos clientes, seu conteúdo deve sim se aprofundar, demonstrando a qualidade de sua instituição de ensino.

O universo do ensino a distância nos permite uma infinidade de possibilidades, os minicursos são uma delas.

Por meio deste tipo de material, é possível identificar a demanda de mercado sobre determinado assunto, coletar novos leads e até mesmo trabalhar a recorrência com seus atuais clientes.

Se você, possui uma instituição de ensino a distância e ainda não conhece essa importante ferramenta, esse artigo pode te ajudar a nortear os próximos passos para o crescimento do seu negócio e estratégias de marketing.

Seja qual for o objetivo, conhecer seu conceito e função é parte do processo.

Definição de minicurso online

Um curso de curta duração, onde um tópico específico é abordado.

Pode ou não ser vinculado a algum material veiculado em seu blog e deve seguir uma linha de raciocínio, onde, as próxima aquisição do cliente seja um curso completo sobre o tema abordado.

Pode ser desenvolvido em diversos formatos, de acordo com sua estratégia de crescimento.

Em geral, no marketing, são utilizados como teasers, que apresentam ao cliente o quão relevante é determinado conteúdo para sua atuação.

Mediante a isso, os minicursos servem como uma espécie de isca para atrair novos usuários.

Por isso, ao abordar qualquer conteúdo neste tipo de material é importante certificar-se de sua qualidade, para que os usuários voltem para adquirir outro produto ou serviço.

Por que criar um minicurso online?

Caso esteja se questionando, sobre a real necessidade de contar com este tipo de conteúdo em suas estratégias, listamos os principais motivos que podem orientar sua decisão.

Atração do público

É novo no mercado, está lançando um novo produto ou está em busca de expansão?

Não importa o estágio de maturação do seu negócio, o fato é que: atrair novos leads é parte essencial do processo.

Os tradicionais canais para a captação destes dados já não bastam, atualmente, os usuários esperam mais e, buscam algo “em troca”, algo que seja benéfico e apresente seu valor também.

Por isso, os minicursos se apresentam como uma excelente ferramenta na atração de novos leads ou mesmo no processo de retenção.

Compreensão do mercado

Não é incomum que instituições de ensino a distância encontrem no catálogo de seus cursos online, materiais que nunca tiveram vendas ou que, ainda não trouxeram o retorno desejado sobre o investimento.

Isso acontece devido à falta de planejamento e pesquisa, muitas vezes o tema abordado em seu curso online não possui aderência de mercado.

Fazer uso dos minicursos é uma ótima opção para analisar quais as necessidades e demandas do seu mercado de atuação.

Uma chance para que “testar” a aderência do seu conteúdo e realizar uma previsão de lucratividade.

Rápido retorno do investimento

Criar cursos online é um processo que demanda tempo e investimento prévio, certo?

Com os minicursos é possível obter um retorno rápido do investimento e utilizar essa verba para finalizar a produção completa do seu curso.

Como são conteúdos de curta duração, o investimento para sua produção é baixo e consequentemente pode ser vendido por valores considerados em conta por seu público-alvo.

Com isso, e a divulgação adequada, é possível realizar um alto número de vendas em um curto espaço de tempo. Fazendo com que o investimento seja rapidamente recuperado, garantindo a lucratividade para suas produções.

Alcance e reconhecimento de sua marca

Se você está iniciando no mercado de cursos online, irá perceber que para se destacar, é preciso oferecer uma experiência completa e de qualidade. Caso contrário, dificilmente alcançará o patamar desejado.

Os minicursos podem te ajudar nesta tarefa, além de conquistar maior visibilidade diante de seus potenciais clientes o material pode guiar qual será a linguagem utilizada em seu canal, a abordagem e a dinâmica.

Tudo isso, é capaz de tornar seu curso mais rentável, isso porque, não basta que o conteúdo abordado seja de qualidade, é preciso que o conjunto da apresentação também seja.

Afinal, assistir uma “leitura” por mais de 10 minutos é entediante e cansativo, em função disso, dar o tom de suas aulas é fundamental.

Minicursos devem ser gratuitos?

Em geral, não existe uma regra a respeito disso.

Disponibilizar os minicursos online de forma gratuita, ou não, é algo que deve estar alinhado à sua estratégia e objetivos com o mesmo.

Cada um dos cenários possui suas vantagens e benefícios para o seu negócio. Por exemplo, conteúdos disponibilizados de forma gratuita, em geral, são produzidos com o objetivo de atrair novos leads e são uma ótima opção caso esteja começando sua base do zero.

Porém, é possível cobrar por esses conteúdos também!

A grande vantagem é que, com seus preços inferiores, devido à curta duração, é possível converter um alto número de usuários em um pequeno período de tempo.

Ambas as opções são válidas e servem como base para nortear suas estratégias e sentir a demanda do mercado.

É hora de criar seu minicurso online!

Não importa o tamanho do seu negócio ou em qual estágio de maturação ele se encontra.  Os minicursos online são estratégia essencial para quem deseja expandir sua marca.

São versáteis e podem ser utilizados para as mais diversas abordagens.

Conte para nós, sua empresa já faz uso dos minicursos? Como têm sido os resultados?

Caso nunca tenha produzido um, conte para nós quais suas principais dúvidas nos comentários abaixo.

Você também pode assinar nossa lista e ser notificado com antecedência sobre nossos conteúdos publicados.

Materiais sobre os mais variados temas do setor que podem ajudar na gestão e atualização do seu negócio.

Leave a Reply