Mercado de Cursos Online: Como funciona e como atuar?

Ilustração com um laptop e uma pessoa sugerindo verificar o mercado de cursos online

O mercado da educação apresenta amplas possibilidades para aqueles que desejam investir no segmento.

Sua flexibilidade, alta margem de lucro e diversos campos de atuação despertam a atenção.

Atualmente é possível encontrar cursos online, presenciais ou semipresenciais. Com conteúdos voltados à graduação, pós-graduação, extensão, idiomas ou mesmo livres.

Ou seja, o setor da educação apresenta inúmeras possibilidades e nos últimos anos cresceu ainda mais com o avanço do ensino a distância.

Este, por sua vez é o mais promissor se tratando de tendências de crescimento.

Enquanto o ensino presencial sofre com uma queda constante de alunos o mercado de cursos online faz o caminho inverso.

Com as constantes mudanças e o surgimento quase que diário de novas ferramentas, tecnologias ou campos de estudo, o setor da educação observou um aumento de demanda significativo no que diz respeito à capacitação, seguindo as necessidades do consumidor por conteúdos novos, atualizados e de qualidade com alta frequência.

Por isso, o mercado de cursos online se apresentou como uma excelente opção.

A possibilidade de estudar sobre os mais diversos temas, com preços acessíveis e de onde estiver chamou a atenção dos consumidores, que enxergaram uma oportunidade de crescimento pessoal e com ótimo custo-benefício por meio do ensino online.

O mercado de cursos online e seu crescimento

No Brasil, apesar de em seu início encontrar resistências com relação à qualidade do ensino, hoje, os cursos online vivem um crescimento quase que meteórico.

A demanda da população possui as mais diversas motivações.

No modelo de ensino tradicional, a tão sonhada graduação se tornou realidade frente à facilidade de acesso ao EAD.

Por outro lado, o mercado de trabalho e o surgimento de novas profissões faz com que profissionais das mais diversas áreas estejam em busca de atualização constante.

Os cursos livres se apresentaram como uma excelente alternativa e, se há algum tempo atrás os consumidores precisavam se deslocar para outras cidades ou estados, hoje, o acesso ao conhecimento está a poucos cliques de distância.

As barreiras físicas e financeiras não são mais um problema para aqueles que buscam se desenvolver.

E se achamos que este setor já apresentou o seu máximo, estamos enganados!

As possibilidades não param de surgir, novas metodologias e dinâmicas surgem constantemente justamente com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino.

Uma nova forma de aprender

Foi-se o tempo em que a educação contava apenas com um modelo de ensino engessado e restrito. Com os avanços da sociedade os métodos de ensino se desenvolveram também.

Com o crescimento do mercado de cursos online surgiu também uma nova ótica sobre o ensino. A busca por novas maneiras de aprendizado com o objetivo de proporcionar o melhor aproveitamento aos alunos.

Sendo assim, diversas metodologias ganharam destaque nos últimos anos e são extremamente promissoras se aplicadas adequadamente.

Microlearning: as famosas pílulas de conhecimento, um método de ensino o conhecimento é dividido em pequenas, porém eficazes aulas.

O aluno pode estudar nos mais diversos intervalos do seu dia, o que facilita o aprendizado para aqueles com altas restrições de tempo.

Não é mais necessário reservar horas do seu dia para ter acesso à um ensino de qualidade.

Blended Learning: o ensino híbrido ou semipresencial como é popularmente conhecido apresenta a possibilidade de unir o melhor de dois universos.

A possibilidade de mesclar o ensino presencial com as aulas online. Os mais diversos formatos podem ser vistos neste método.

Seu grande diferencial é a possibilidade de contar com aulas práticas no modelo presencial e teóricas online ou mesmo a possibilidade de sanar dúvidas de forma presencial.

Gamificação: manter os alunos engajados e ganhar sua atenção em meio aos inúmeros aplicativos e redes sociais não é uma tarefa fácil. Com a gamificação o ensino ganha uma nova face.

Um método de ensino que mantém seus alunos motivados com a oferta de “recompensas” virtuais para a realização de módulos ou mesmo atividades.

Desta maneira, é como se o aluno tivesse um incentivo a mais para concluir cada tarefa e avançar em seus desafios.

Nichos de atuação

Se você deseja criar cursos online, saiba que, como em qualquer outro negócio o mercado de cursos online demanda um plano de negócios estruturado. Este plano deve contemplar o direcionamento de seu negócio: nicho de atuação.

Este é um ponto importante pois, irá definir qual a periodicidade da compra, a quantidade de conteúdos possíveis para produção, quais serão seus concorrentes e irá nortear o processo de precificação de seus cursos online.

Alguns nichos apresentam alta demanda e tendem a ser promissores para o investimento. Dentre eles:

Marketing digital: da mesma maneira que o ensino sofreu alterações com as mudanças tecnológicas o mundo do marketing também.

Ferramentas novas surgiram sim, porém, não foi só isso, a forma de fazer marketing mudou completamente.

Termos e áreas até então desconhecidos pelos profissionais da área surgem frequentemente e com isso, a necessidade por atualizações.

Além disso, essa função têm sido cada vez mais requisitada nas empresas por se entender o papel fundamental no funil de vendas.

De acordo com levantamento do LinkedIn o profissional de marketing aparece no topo do ranking das 15 profissões em alta para este ano.

Saúde e bem-estar: não é segredo que assuntos como saúde, estética e bem-estar estão em alta nos últimos anos.

A população têm mudado sua forma de consumo e buscado uma forma de vida mais saudável.

Sendo assim, o setor apresenta uma excelente oportunidade frente a este público alvo.

Porém, caso você não seja do setor da saúde, conteúdos sobre beleza e cuidados com o corpo podem ser uma alternativa viável e rentável.

Desenvolvimento pessoal e profissional: as pessoas estão se preocupando cada vez mais com seu desenvolvimento, seja ele pessoal, espiritual ou profissional.

Hoje, sabe-se que estes três aspectos influenciam diretamente na maneira como cada indivíduo direciona sua vida. Por isso, as pessoas têm buscado cada vez mais esse desenvolvimento.

Capacitação para alcançar melhores posições ou recolocações, desenvolvimento pessoal para se desenvolver em sua comunicação ou áreas correlatas e o desenvolvimento espiritual com o objetivo de levar uma vida mais tranquila e livre de doenças psicológicas causadas pelo ritmo frenético da sociedade.

Precificação

Sem dúvidas o mercado de cursos online apresenta uma excelente oportunidade para aqueles que desejam empreender.

Com o planejamento e conhecimento adequado é possível conquistar ótimos resultados.

Para isso, ao definir o preço de seus cursos online fatores como quem é seu público-alvo e qual seu poder aquisitivo devem ser levados em consideração.

Ao precificar seus serviços leve em consideração quais os valores praticados pelo mercado e o valor que seu curso pode agregar ao consumidor.

Com isso, e a escolha da plataforma adequada o processo de vendas fica muito mais fácil.

A escolha de uma plataforma de cursos online é fator que influencia diretamente na experiência de compra até o uso dos serviços pelo usuário. Por isso, certificar-se de que conhece a ferramenta e suas funcionalidades é primordial.

A Hotscool possui um ambiente de aprendizado extremamente intuitivo e disponibiliza um período de 15 dias de teste gratuito. Para ter acesso ao teste é só clicar aqui.

Leave a Reply