Conheça as 8 melhores ferramentas para videoaulas!

imagem ilustrada com melhores ferramentas para videoaulas

Você conhece as melhores ferramentas para videoaulas?

Se você está entrando no mercado de ensino a distância, certamente está se perguntando como irá editar suas videoaulas. E, talvez, até imaginando que esta será uma das tarefas mais difíceis.

Bom, de fato possuir videoaulas de qualidade é grande parte do processo para garantir a satisfação dos seus alunos, no entanto, a edição de seus vídeos pode se tornar mais fácil ao fazer uso de algumas ferramentas de edição.

Atualmente, o mercado disponibiliza diversas ferramentas para suas videoaulas, cada uma delas com suas particularidades e diferenciais.

As ferramentas vão desde o nível iniciante até o mais avançado, com opções gratuitas ou pagas.

Sendo assim, é necessário avaliar seu nível de conhecimento técnico ou de seus colaboradores para que, com base nisso, a melhor escolha seja feita.

Fazer uso deste tipo de edição em seus vídeos pode tornar suas aulas muito mais interativas e de fácil assimilação.

Vale lembrar que, ao contar com este tipo de ferramenta, é possível realizar cortes em partes pertinentes, alternar entre a tela do slide e o professor e até mesmo distribuir sem conteúdo em pequenas partes.

Tudo isso torna seu material muito mais claro, o que facilita no aprendizado do aluno.

Desta forma, vídeos com baixa qualidade passam a imagem de um conteúdo raso ou amador, o que pode ser extremamente prejudicial para sua marca.

Tenha certeza de uma coisa: investir tempo ou mesmo dinheiro em um software adequado para a edição de suas videoaulas é fundamental.

Separamos neste artigo as principais ferramentas do mercado e seus diferenciais.

Confira e escolha a que mais se adapta ao seu negócio!

Conheça agora as melhores ferramentas para videoaulas

Windows Movie Maker

Você certamente já ouviu falar do programa ou até mesmo o abriu em algum momento.

Até alguns anos atrás a ferramenta acompanhava o pacote Windows e, por ser uma ferramenta básica de edição, diversas pessoas conseguiam realizar edições simples com a ferramenta.

Apesar de possuir essa característica mais “básica”, o Windows Movie Maker atende ao seu objetivo que é realizar a edição de vídeos, Sendo possível realizar cortes, adicionar telas, alterar som e afins.

Ideal para aqueles que ainda não possuem muita familiaridade com softwares de edição avançada.

No entanto, como o mesmo saiu de linha, esta opção só será possível para aqueles que possuem uma versão Windows anterior a 2014.

ScreenFlow

O ScreenFlow é uma aplicação disponível para iOS, seu grande diferencial está em sua facilidade de edição e sua capacidade de editar e capturar telas.

Além disso, conta com diversos tutoriais para auxiliar o usuário em suas edições, o que muitas vezes não se faz necessário em função de ser altamente intuitivo e de fácil usabilidade.

IMovie

O IMovie pode ser descrito como a versão do Movie Maker da Apple.

Isso porque, suas funcionalidade e características se assemelham muito.

Também é um software de edição básico e contempla todas as funcionalidades do Windows Movie Maker, porém, com um pequeno detalhe.

A ferramenta possui um pequeno custo, o que é um ótimo custo-benefício para aqueles que estão iniciando na edição de vídeos.

Camtasia studio

Este, é um dos mais completos softwares para edição de videoaulas, porém, possuem o caráter de um nível intermediário mas, nada que com um pouco de dedicação não seja de fácil aprendizado.

A ferramenta está disponível para Windows e Mac, porém, a ferramenta é paga, o que para aqueles que estejam iniciando seu negócio talvez possa ser um empecilho.

Porém, caso não seja sua realidade, vale ressaltar que o investimento vale a pena.

Com o Camtasia você consegue editar, capturar telas e gravar suas videoaulas.

Adobe Premiere

O Adobe Premiere é um dos mais conhecidos no país atualmente, aqueles que possuem familiaridade com os outros produtos da Adobe certamente já conhecem o Premiere.

Isso porque, ao contratar seu pacote Adobe ferramentas muito úteis como Photoshop, Illustrator, InDesign e o próprio Premiere podem ser contemplados em sua licença.

A ferramenta possui o caráter de edição avançada, por isso, caso não possua familiaridade com este tipo de software, o mais indicado é a contratação de um profissional da área.

O Premiere possibilita inúmeras opções de edição para seus vídeos e sem dúvidas é um dos mais completos do mercado.

Sony Vegas

Se o que você busca um software de edição de vídeos profissionais, o Sony Vegas é ideal.

Está entre as ferramentas mais completas do mercado e exige um nível de conhecimento técnico avançado.

A ferramenta é paga e é indicada caso o que você deseja seja um nível de edição cinematográfica.

ActivePresenter

O ActivePresenter se assemelha muito ao Camtasia, um software extremamente completo e com um bom custo-benefício.

Além disso, é possível encontrar sua versão gratuita tanto para Windows quanto IMac.

Youtube Editor

Além de todas as ferramentas listadas acima, caso o que você esteja procurando seja uma edição simples e rápida, o Youtube Editor está aí para isso.

Com a ferramenta é possível fazer recortes, acoplar vídeos e postar diretamente no Youtube. Porém, por ser um editor extremamente básico os efeitos não fazem parte das funcionalidades dele.

A boa notícia é que é por possuir um nível iniciante, até mesmo pessoas que nunca tiveram contato com a ferramenta podem usar com facilidade.

Estes, são apenas os principais softwares do mercado, atualmente, uma infinidade de produtos similares no mercado está disponível.

Por isso, é válido avaliar seu nível de conhecimento técnico e, com base nisso, buscar as melhores opções para sua realidade.

Ao escolher a melhor ferramenta para suas videoaulas, certifique-se de que ela atende à todas as suas demandas atuais e possíveis demandas.

Uma dica é buscar pelo editor mais completo adequado à suas habilidades.

Contar com um suporte, seja por meio de tutoriais ou afins, também deve ser considerado um diferencial da ferramenta.

Ao levar em consideração esses pontos e, contando com uma plataforma de ensino a distância que não tenha limitação de conteúdo para suas videoaulas, certamente seus alunos terão acesso a um material de ótima qualidade técnica.

A Hotscool é uma dessas plataformas onde, é possível subir suas videoaulas de forma ilimitada. Este tipo de possibilidade facilita o gerenciamento de seus conteúdos e garante o suporte completo para suas videoaulas. Clique aqui e conheça todos os recursos.

Leave a Reply