Qual o futuro dos treinamentos corporativos?

imagem com ilustrações demonstrando o futuro dos treinamentos corporativos

Todo final de ano é assim: gera-se uma expectativa sobre as tendências estratégicas de todas as áreas de uma organização e, como não poderá ser diferente, também sobre o futuro dos treinamentos corporativos.

E, como maior tendência, que veio para ficar, o uso da tecnologia é uma realidade e uma constante crescente para treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Mas, qual é o futuro disto estrategicamente?

Quais são as tendências emergentes para treinamento corporativo?

Criar treinamentos onde são demonstradas as teorias num dia e que não possuem aplicação imediata, não está mais ligado ao futuro da educação corporativa.

De que adianta você contratar o melhor instrutor, com o melhor conteúdo, se a aplicação do que foi abordado no treinamento não tem conformidade com o fluxo de trabalho do colaborador?

Sendo assim, uma das maiores tendências em treinamentos internos será aquele aplicado diretamente no fluxo de trabalho.

Além disso, este é um modelo de aprendizagem já validado: o modelo 70:20:10, onde, comprovadamente, a absorção de conteúdos é maior por meio da aplicabilidade, 70% por experiência , 20% por trocas de experiências, aprendizagem social e somente 10% por meio teórico, formal.

5 tendências para o futuro dos treinamentos corporativos

Investir em treinamentos é mais do que provado que, estrategicamente, traz benefícios tanto para empresas quanto para colaboradores.

1.Treinamento Individualizado

O mesmo treinamento aplicado nem sempre funciona para todos. Cada um tem suas necessidades específicas de treinamento dentro da sua empresa.

Um dos maiores futuros das tendências de treinamento corporativo é uma abordagem mais individualizada ao treinamento, que permite aos funcionários mais opções de como abordam seu próprio aprendizado.

Construir uma Universidade Corporativa que oferece um menu de treinamentos para os funcionários escolherem é essencial para essa abordagem.

2.Treinamentos de Habilidades Sociais

O sucesso no trabalho a longo prazo depende muito mais do domínio das habilidades sociais do que das habilidades técnicas.

Tenha certeza de que esta é a prioridade número um de treinamento corporativos. As habilidades sociais serão o futuro do treinamento no local de trabalho.

3. Análise de dados para analisar o ROI em iniciativas de aprendizado

Você precisa fazer valer seu investimento aplicados em programas de treinamento.

O uso de ferramentas de análise de dados para analisar o ROI real das iniciativas de aprendizado da sua empresa ajuda a planejar estrategicamente para obter o máximo retorno do seu investimento em treinamento.

Não é a tendência mais nova no que diz respeito ao futuro do aprendizado corporativo, mas continua sendo vital com novas ferramentas constantemente disponíveis para ajudá-lo a otimizar seu processo de geração de relatórios.

Para isso, ao aplicar treinamentos corporativos online, é importante que a plataforma EAD adotada tenha recursos completos para uma gestão de seus alunos, como relatórios de acompanhamentos dos cursos aplicados e dashboards com informações bem estruturadas.

4.Divulgar treinamentos como benefícios para colaboradores

Não divulgue pacotes de treinamentos como obrigações, mas sim como benefícios!

Algumas empresas, erradamente, abordam este assunto como uma obrigatoriedade. Desta forma, podem até ter uma grande adesão ao programa de treinamento, porém, quanto à absorção de conteúdos… deixará a desejar.

É claro que muito disso tenha a ver com a qualidade, o ambiente virtual de aprendizagem e até mesmo a relevância do treinamento em si, mas indicar as melhorias, os ganhos que cada colaborador terá ao realizar os treinamentos propostos, além da grande adesão, garantirá maior absorção dos conteúdos e, consequentemente aumentará o investimento feito para as áreas de treinamento.

5. Microlearning

O microlearning continua a desempenhar um papel importante no futuro do treinamento corporativo, fornecendo aos colaboradores informações facilmente digeríveis ou instruções que podem ser aplicadas imediatamente a uma tarefa ou projeto.

Esta é uma tendência que veio para ficar, pois permite um aprendizado mais ágil e com menor custo para sua aplicação.

O futuro dos treinamentos corporativos terá ligação direta com a construção e manutenção da área de Gestão do Conhecimento.

Aprender por experiências, aplicar treinamentos com participação ativa de alunos, treinamentos rápidos, mas com conteúdos de qualidade aplicados por meio do microlearning.

Tudo isto com uma forte aliada: a tecnologia. que trabalha cada vez mais desenvolvendo novas funcionalidades para serem utilizadas em prol do conhecimento e crescimento de todos.

Se você está procurando uma plataforma EAD para desenvolver e aplicar seus treinamentos corporativos online, que seja completa e que possa te dar todo o suporte necessário para implementar seu projeto de educação corporativa online, acesse nosso site e teste a Hotscool por 7 dias gratuitos com todas as funcionalidades disponíveis.

Facebook Comments

Leave a Reply