Empreendedorismo Digital: Tudo o que você precisa saber para iniciar seu negócio online!

By 20/02/2020Curso online
foto de uma pessoa analisando empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital viu seu número de adeptos crescer exponencialmente nos últimos anos.

E não é por menos, a parcela da população brasileira conectada à internet aumenta a cada dia, o que influencia diretamente no número de compras realizadas no ambiente digital.

As pessoas tornaram-se mais propensas a esse tipo de compras e além do mais encontraram no ambiente online uma alternativa prática e rápida para sanar seu problemas.

Por isso, e, por sua vantagens desde a concepção até sua aplicação prática o empreendedorismo digital ganhou os holofotes nos últimos anos.

A oportunidade de trabalhar quando e de onde estiver é um dos atrativos, em conjunto à oportunidade de criar um negócio com poucos insumos físicos e financeiros.

Porém, não é só isso, o universo online proporciona uma análise de dados e comportamento de seus usuários cada vez mais assertiva.

Desta forma, consequentemente e, com as análises adequadas, torna a oferta de serviços ou produtos digitais muito mais eficazes e lucrativos.

O empreendedorismo digital

Trata-se de um negócio que, necessariamente, precisa que todos os aspectos inerentes à sua operação aconteçam exclusivamente no meio online.

É possível encontrar diversos casos de empreendedorismo digital sem fins lucrativos, porém, em geral, essas soluções são criadas justamente com este intuito.

Alguns produtos e serviços representam com excelência o empreendedorismo digital.

Dentre eles, alguns exemplos como: venda de cursos online, e-commerces, blogs ou até mesmo as próprias redes sociais que, atualmente, têm se tornado um ótimo canal de vendas.

Todos esses exemplos possuem em comum um aspecto: tornam dispensável a necessidade de uma loja física para sua atuação.

O contato com seus clientes ou potenciais clientes acontece exclusivamente de maneira online.

Empreender online: vale a pena?

Assim como no empreendedorismo tradicional, empreender online apresenta seus riscos e desafios, porém, em contrapartida possui inúmeros benefícios também.

Por isso, antes de começar a projetar seu negócio digital é necessário refletir sobre sua disciplina e dedicação para se tornar um empreendedor.

O nível de sua dedicação é o que irá refletir diretamente em seu novo empreendimento digital.

Principais vantagens do empreendedorismo digital

Como principais vantagens podemos citar:

Alcance: com um negócio online seu número de potenciais clientes aumenta de maneira significativa, sendo até mesmo necessário questionar sua capacidade de atendimento.

Neste cenário, as restrições geográficas não existem, o que facilita sua venda para clientes de diversas regiões do país ou até mesmo exterior, dependendo de seu setor de atuação.

Escalabilidade: possuir um modelo de negócio escalável faz com que seus serviços ou produtos sejam aplicáveis em qualquer lugar do mundo.

A Uber, por exemplo, encontrou uma necessidade comum à todos, com essa necessidade criaram uma solução online que, posteriormente, poderia ser aplicada à qualquer lugar do mundo.

O usuário que antes, precisava sair às ruas ou mesmo ligar para conseguir um meio de transporte, atualmente, precisa unicamente de um celular conectado a internet.

Flexibilidade: trabalhar de qualquer lugar do mundo com a garantia da mesma eficácia, por anos este tipo de frase parecia algo extremamente distante a realidade.

Porém, com a internet, os avanços tecnológicos e a chegada do empreendedorismo digital, esta forma de trabalho torna-se cada vez mais comum.

Mercado digital: infinitas possibilidades

Entrar neste universo digital pode parecer assustador à primeira vista, pois o alto número de concorrentes e a infinidade de novas soluções que surgem diariamente realmente assustam.

Sendo assim, conhecer este universo e como se destacar torna-se altamente importante.

Partindo deste preceito, é preciso ter em mente que, apesar de se tratar de um empreendedorismo digital, passos tradicionais precisam ser seguidos.

Dentre eles, a estruturação de um plano de negócios completo, abordando os principais pontos positivos e negativos, quais as oportunidades e demais aspectos de sua nova organização.

Além disso, algumas dicas importantes podem auxiliar a nortear suas estratégias no mundo digital.

Nicho de atuação: definir qual será o core business de sua empresa é a decisão mais importante para sua empresa.

Esta escolha é que irá definir quais são seus concorrentes e qual a sua quantidade, qual a demanda por seus serviços ou produtos e até mesmo a frequência de compras realizadas.

A internet apresenta um mundo infinito de possibilidades, onde, a cada dia surgem novos negócios digitais.

Por isso, escolher um nicho específico para atuação pode fazer com que seu negócio se destaque.

É possível escolher setores de atuação mais abrangentes e escolher atender à todos os públicos e afins.

Porém, é preciso estar ciente que este tipo de estratégia também pede uma verba à altura, tendo em vista que seus principais concorrentes serão gigantes do setor.

Marketing digital: conseguir se comunicar com seu público-alvo no momento e no canal adequado.

Se você deseja empreender digitalmente, conhecer ao menos o básico sobre marketing digital é essencial para atrair clientes e manter os já conquistados.

Estratégias bem definidas resultam em uma captação de leads eficaz e, consequentemente, em novas vendas à longo e curto prazo.

Produzir conteúdos de qualidade, criar anúncios, movimentar as redes sociais, possuir um site otimizado para a venda e outros tantos aspectos.

O marketing digital apresenta muitas possibilidade e será o principal responsável por atrair novos clientes e convertê-los em vendas.

Histórias de sucesso

O segmento da educação que sempre foi extremamente engessado, atualmente, ganha novas formas e possibilidades em meio ao empreendedorismo digital, porém, nem sempre foi assim.

Você com certeza deve se lembrar ou ao menos já ouviu falar no boom da internet nos anos 2000.

Pois é, agora imagine que antes disso o acesso à internet e o número de empresas de tecnologia e software eram baixíssimos.

Se tratando de educação, o ensino em suas inúmeras formas ainda não existia, as pessoas precisavam recorrer aos meios tradicionais para aprender.

Foi quando Lynda Weinman, em 1995 teve a ideia de criar conteúdos e disponibilizá-los online.

No início, se restringia apenas à temas específicos, voltados ao seu âmbito de conhecimento.

O sucesso foi tamanho que em apenas um ano, seus serviços saltaram de 30 usuários para mais de 1000.

Ela, claro, expandiu seus serviços abordando diversas temáticas.

Em um modelo mensal, usuários de todo o mundo pagavam para ter acesso a essa espécie de biblioteca virtual. Com conteúdos diversos e de qualidade.

O sucesso foi tamanho que em abril de 2015, o LinkedIn anunciou a compra do site de cursos online por aproximadamente US$ 1,5 bilhão.

Ou seja, a prova de que o empreendedorismo digital pode resultar em ótimos rendimentos com o esforço e a dedicação adequada.

Se você está pensando em dar os primeiros passos neste universo digital e acredita o segmento da educação pode ser uma alternativa, escolher uma plataforma de cursos online é muito importante.

A Hotscool conta com um período de teste gratuito, onde, durante 7 dias é possível utilizar a ferramenta de cursos online e entender por onde começar a empreender digitalmente.

Inicie seu teste clicando aqui.

Facebook Comments

Leave a Reply