Como medir os resultados de um treinamento online e calcular o ROI

By 19/09/2018EAD
Como medir os resultados de um treinamento online – ROI

Hoje, a maioria das organizações usa o treinamento on-line (E-Learning / EAD) como uma parte significativa de suas ações de treinamento e desenvolvimento (T&D). O treinamento on-line oferece vários benefícios para as organizações. No entanto, o foco agora está mudando para determinar o seu impacto e o ROI – Retorno sobre o Investimento.

O que é o ROI?

O ROI é uma sigla para a expressão em inglês “Return Over Investiment” ou “Retorno sobre Investimento”. Através do ROI é possível saber se a organização está ganhando ou perdendo em cada investimento realizado.

Medindo o ROI do treinamento on-line

Investir em treinamentos é investir em pessoas. A empresa investe na sua equipe não só para melhorar a capacitação técnica da mesma, mas também espera um aumento de performance e gerar mais resultados em seus negócios. Porém, como medir esses resultados e saber que eles realmente foram gerados pelos treinamentos e não por outros fatores?

Alguns treinamentos podem ser medidos financeiramente, como aqueles que visam resultados tangíveis (aumento de vendas, redução de desperdício, economia de energia, etc.).

Ao avaliar os resultados, é possível identificar o quanto seus treinamentos estão colaborando para atingir os objetivos estratégicos da empresa, por exemplo, com a melhoria da qualidade, o aumento da satisfação dos clientes, a redução do turnover, entre outros.

Geralmente, a dificuldade de mensurar os ganhos obtidos com investimento em treinamento ocorre, principalmente, pela falha em não estabelecer metas e objetivos claros.

Veja alguns pontos que podem te ajudar na definição dessas metas e objetivos e como medir o seu ROI em seus treinamentos on-line:

  • Definição de Objetivos e Metas
    Determine os objetivos quantitativos e/ou qualitativos. Exemplos: reduzir em 50% o prazo de entrega da mercadoria; melhorar o clima organizacional; diminuir em 30% os acidentes de trabalho; aumentar em 10% o aumento na receita de um serviço/produto.
  • Definição de Indicadores
    Selecione indicadores que possam ser utilizados para medir os resultados dos treinamentos. Exemplos: número de queixas de clientes ao mês; índice de rupturas, etc.
  • Avaliações e Enquetes (medir a absorção do conteúdo)
    As avaliações sobre os treinamentos podem ser realizadas a curto e longo prazo. As de curto prazo são os questionários (avaliações) aplicados antes e depois dos treinamentos online. Podem ser feitas também enquetes e pesquisa de conhecimento sobre o conteúdo do programa, durante e depois de sua realização, para medir os conhecimentos adquiridos. As de longo prazo visam verificar como a produtividade e o desempenho no trabalho foram afetados pelo treinamento. Se o objetivo é aumentar vendas, a medição pode ser feita ao longo de vários meses.
  • Clima Organizacional e Mudança Comportamental
    Programas de desenvolvimento comportamental podem ser criados e avaliados (antes e depois do treinamento) por meio de entrevistas com quem passou pelo treinamento e seus gestores.
  • Análise de Performance
    Outra forma de medir resultados é comparar o desempenho dos colaboradores que participaram de um treinamento daqueles que não participaram.Verifique se os colaboradores que participaram de um treinamento estão realizando suas atividades de forma mas eficiente, se estão apresentando menos dúvidas sobre os processos e rotinas das áreas em que atuam, se está havendo menos retrabalho e também se estes colaboradores podem capacitar e transferir o conhecimento adquirido a outros colaboradores que não tenham participado do treinamento.

Uma iniciativa de treinamento on-line bem-sucedida deve ser capaz de demonstrar ganhos que são superiores aos investimentos realizados.

Qual metodologia de ROI pode ser usada? 

A metodologia mais conhecida e utilizada em projetos de treinamento on-line é o modelo de avaliação de Kirkpatrick. Donald Kirkpatrick, ex-presidente da American Society for Training and Development, elaborou o Método da avaliação de treinamento em 4 níveis, sendo eles:

Os 4 níveis da Metodologia de Avaliação Kirkpatrick - Bases de um modelo de avaliação da formação

  • Nível 1 – Reação / Satisfação:  é medida recebendo e avaliando o feedback dos colaboradores. Como os participantes se sentem após o treinamento?
  • Nível 2 – Aprendizagem:  pode ser medida através de padrões de pontuação no final das avaliações do curso. Os colaboradores conseguiram absorver todo o conhecimento transmitido no treinamento?
  • Nível 3 –  Comportamento / Mudanças comportamentais:  estas são certamente mais difíceis de avaliar. Isso pode ser medido através de melhorias na eficiência ou fazendo a mesma tarefa com uma nova abordagem. Os colaboradores tiveram uma melhoria em sua performance? Mudaram a sua atitude após o treinamento?
  • Nível 4 – Resultado:  é geralmente medido através do ganho de produtividade, alcance dos objetivos e metas definidos antes do treinamento, impacto nas medidas de qualidade através da redução de retrabalho, obtendo maior número de ativos de trabalho pela primeira vez, e assim por diante.

Como você pode verificar no Método Kirkpatrick, apesar de dar um norte na avaliação dos treinamentos realizados, nenhum dos níveis examina especificamente o retorno sobre o investimento que o treinamento possivelmente trouxe para a sua empresa. Para avaliar estes impactos, é preciso comparar os gastos com os ganhos.

Ainda que o Nível 4 do método do Kirkpatrick já ajude a medir alguns resultados financeiros – como aumento nas vendas ou indicadores chaves da performance (KPIs) da empresa –, ele recebeu várias críticas por deixar de lado a questão do custo-benefício.

Então, como fazemos para obter um relatório que indica se o nosso investimento valeu a pena?

O ROI dos treinamentos na prática

Jack Philips, fundador do The ROI Institute – organização que ajuda gestores no processo de avaliação dos treinamentos corporativos –, aprimorou o Método do Kirkpatrick com o seu trabalho.

Este grande mentor em avaliação de treinamentos acrescentou o quinto nível a esse método, e trouxe uma fórmula para medir o ROI, comparando os custos totais dos treinamentos com os benefícios líquidos obtidos mediante estas ações.

A fórmula do Philips para medir o ROI dos treinamentos é a seguinte:

Fórmula para calcular o ROI em treinamentos

Treinamentos on-line: um investimento que vale a pena

Os treinamentos on-line representam uma das diversas opções para ações de treinamento e desenvolvimento de colaboradores dentro da organização. Sua equipe adquire conhecimento e consequentemente trazem resultados positivos para o seu negócio.

Contudo, para sermos capazes de relatar o sucesso das capacitações e justificar o investimento realizado pela empresa, devemos sempre medir os resultados para descobrir onde e quais benefícios ganhamos.

Facebook Comments