A importância do fórum de discussões num projeto pedagógico de EAD

By 25/03/2018EAD
A importância do fórum de discussão num curso online e no seu projeto de EAD.

O fórum de discussões pode ser um grande aliado na estratégia pedagógica do seu curso online. Um dos principais desafios de um projeto de EAD é conseguir o engajamento dos alunos, seja com o seu conteúdo, seja com o ambiente.

O fórum tem um grande papel dentro de um curso online. É através do fórum que alunos se sentem fazendo parte de algo maior, de algo que realmente é coletivo (mesmo estudando sozinho pelo seu computador), conversando, debatendo e tirando dúvidas com seus colegas de curso.

Também é através dele que os tutores propõem debates, problemas e cenários baseados na realidade e que se conectam com o conteúdo que está sendo visto pelos alunos dentro do curso, provocando discussões e soluções.

O fórum é a ferramenta onde o aluno percebe que o conteúdo recebido através do curso online pode ser aplicado de forma prática em situações fora do ambiente virtual, seja no dia-a-dia ou no ambiente de trabalho.

Com o crescimento e o uso constante das redes sociais, hoje, cerca de 70% da população global tem pelo menos uma conta em uma dessas redes. Agora, provavelmente você deve estar se perguntando: “Mas qual a relação das redes sociais com o fórum de discussões em uma plataforma EAD?” E a resposta é simples: interações sociais online. Assim como os debates e discussões nas redes sociais, o fórum tem o papel de provocar essas interações, a comunicação entre os alunos e o engajamento. Podemos dizer que o fórum de discussões de um curso online é a rede social do seu projeto de EAD.

Junto com a escolha da plataforma EAD que será adotada em seu projeto e da qualidade do conteúdo do seu curso online, é muito importante que você se preocupe também com a qualidade da tutoria dos seus alunos dentro do fórum. Não abandone seus alunos. Crie tópicos com regularidade que provoquem a participação dos seus alunos. Não demore para responder suas dúvidas e mensagens deixadas no fórum. Demonstre ao seu aluno que ele não está sozinho no seu ambiente.

Caso você não tenha uma grande adesão dos seus alunos no fórum dentro da sua plataforma EAD, tente criar um grupo fora dela, como por exemplo no Facebook. Alunos de cursos online adoram realizar atividades fora do seu ambiente virtual de aprendizagem.

Junto com a criação do fórum de discussões, vem a importância de se estabelecer regras de comportamento e postagens. O fórum não é um espaço para debates vazios e desnecessários. As mensagens ali postadas devem estar relacionadas com o conteúdo do seu curso online. O fórum é um espaço para aquisição de conhecimento através do compartilhamento e troca de ideias,  do questionamento e da curiosidade.

Qual é o papel do tutor dentro do Fórum?

O papel do tutor dentro do fórum é algo que deve ser muito bem observado e planejado. O tutor é responsável por orientar as discussões de forma pontual com questionamentos e expondo reflexões mas sempre deixando que os alunos assumam o processo de debates.

É muito importante que o tutor faça sempre intervenções pontuais nas discussões afim de que as mesmas permaneçam alinhadas com os temas propostos. A partir do momento que o tutor percebe que determinada ideia foi completamente discutida e explorada, é hora de redirecionar o debate para outro tema para que todos os assuntos do curso sejam abordados de forma interativa e qualitativa.

Muitos alunos podem se sentir relutantes ao compartilhar suas ideias num forum de discussões em um ambiente virtual de aprendizagem. O tutor deve ser sempre o responsável por promover a interação desses alunos e assegurar que os mesmos não serão julgados. Caso alguns alunos não interajam no fórum, é importante que o tutor esteja atento e entre em contato com os mesmos de forma privada (via e-mail) para entender o motivo.

Apresente os temas a serem discutidos com certa antecedência. Envie um e-mail com os temas propostos na semana para que seus alunos tenham a possibilidade de se aprofundarem e estudarem o tema, elevando assim a qualidade do debate.

Utilize materiais complementares e multimídia dentro do Fórum

Promova o debate, avalie a retenção do conhecimento e refresque a memória dos seus alunos utilizando arquivos e materiais complementares já utilizados dentro do seu curso online.

Utilize outros recursos como links para artigos, vídeos do YouTube e Vimeo, que tenham ligação com o conteúdo dado no seu curso para engajar e inspirar seus alunos.

Outras funções de um fórum de discussões

Além de promover discussões e debates sobre os temas abordados no curso, um fórum de discussões também pode ser utilizados para:

  • Atualizações sobre o conteúdo do seu curso online;
  • Notificações sobre atividades importantes dentro do calendário. Exemplo: Datas de avaliações.
  • Mudanças em datas de entrega de atividades;
  • Mudanças em algum evento online. Exemplo: video-conferência;
  • Tirar dúvidas dos alunos.

Gostou deste artigo? Você utiliza o fórum de discussões de outra forma dentro do seu curso online? Compartilhe conosco! Comente aqui embaixo!

Facebook Comments