Encontrando uma ideia para um curso online lucrativo

Existe uma grande diferença entre ter uma ideia para um curso online e ter uma boa ideia para um curso online.

Os cursos online são uma ótima maneira para começar um negócio, mas você só será bem sucedido se estiver fazendo um curso que seu público realmente deseja comprar.

Uma boa ideia de curso online atenderá a esses critérios:

  • Existe uma audiência para isso
  • Você conhece e domina o assunto
  • Você já testou e validou sua ideia de curso

Encontrando uma audiência para o seu curso

Você não pode vender um curso se não tem para quem vender, certo? Então seu primeiro passo será encontrar uma audiência. Não é difícil encontrar seu público-alvo, já que provavelmente você é uma das pessoas que faz parte deste público que está tentando atingir.

Por exemplo, se você é apaixonado por treinamento de cães, é provável que já frequente alguns fóruns sobre o tema ou faça parte de grupos do Facebook onde as pessoas compartilham suas experiências. Esses são ótimos pontos de partida para a construção do seu nome e sua autoridade sobre o assunto.

Se você não sabe por onde começar a procurar por comunidades ligadas ao tema do seu curso online, tente começar aqui:

Para alguns nichos, pode não ser tão simples como entrar no Facebook e procurar por grupos ligados a eles. Dependendo do seu público-alvo, talvez seja mais provável encontrar seu público em fóruns ou até mesmo fazendo uma busca utilizando hashtags no Twitter ou no Instagram. É muito importante encontrar sua audiência antes mesmo de criar um curso voltado para ela.

Por quê?

Porque você precisa ter certeza de que realmente tem um público interessado no tema do seu curso. Em suas pesquisas, é possível descobrir que sua audiência esteja interessada em um tema diferente daquele que você pensou inicialmente. Basta ajustar a ideia do seu curso para atender a essa demanda.

A partir do momento que você descobre onde a sua audiência está, comece a interagir com ela. Responda dúvidas e perguntas que as pessoas têm e comece a criar uma conexão com elas. Não faça spam e nem diga que você está criando um curso online neste primeiro momento. Simplesmente interaja com as pessoas. Mostre que você tem conhecimento e autoridade sobre o tema.

Torne-se uma referência

Além de construir sua audiência, você precisa tornar-se uma referência em seu nicho. Aquele que é sempre lembrado quando as pessoas estão com dúvidas ou querem algum tipo de conselho.

Construir uma autoridade requer tempo e dedicação, mas esse processo irá ajudá-lo  a obter uma melhor compreensão das “dores” (dos problemas, anseios, dúvidas) de sua audiência. Essa fase requer comprometimento pois sua presença deverá ser de constante interação com o seu público fornecendo conteúdo e informações de valor para sua audiência.

O passo mais importante para construir uma autoridade é estar presente de forma consistente: postando no seu site, blog e redes sociais constantemente e respondendo perguntas nas comunidades ligadas ao seu nicho. Lembre-se que cada uma dessas interações pode ser o primeiro contato de alguém com você.

Com o tempo você vai perceber que muitas dúvidas são recorrentes. Uma dica é construir um pequeno documento contendo as principais dúvidas e as suas respostas. Assim fica tudo estruturado e mais rápido de você responder. Além disso, esse documento servirá como base para você construir o seu curso online posteriormente.

Identificar um tema para seu curso online através do seu público

Depois de se tornar ativo nas comunidades onde sua audiência está presente, você identificará seus pontos de dor e o tema do curso que irá abordar.

Há várias maneiras de fazer isso. O mais simples é fazer uma busca nas comunidades e verificar as perguntas mais pertinentes e se há uma consistência. Se você identificar um grande número de postagens relacionadas a um mesmo assunto, esse pode indicar um ótimo ponto de partida.

Você também pode ser mais direto e pedir às pessoas que compartilhem suas dúvidas em um tópico. Verifique as regras do grupo ou comunidade antes de perguntar, pois, certamente, a última coisa que você quer é ser inconveniente. Esta é uma ótima maneira de obter feedback direto do seu público.

Faça uma lista das possíveis ideias de curso que você pode criar com base nesses tópicos. Tente identificar pelo menos dez ideias para trabalhar. Lembre-se que você também tem o documento com as principais perguntas e respostas. Ele também é uma grande referência.

Limite a ideia do seu curso

Uma vez que você tenha sua lista de 10 possíveis ideias para o seu curso online é hora de analisar e escolher as principais ou a principal.

Não faça um curso muito abrangente. Foque em um ponto específico. Escolha aquela “dor” ou “dores” mais frequentes da sua audiência.

Um curso online deve ser um atalho para obter um resultado.

Certifique-se de que você está realmente oferecendo um resultado, uma mudança tangível para sua audiência. Ela tem que enxergar claramente este resultado oferecido pelo seu curso.

Valide a ideia do seu curso

Se você cumpriu com êxito os últimos passos, agora é hora de validar a ideia escolhida para o ser o tema principal do seu curso online.

Validar o seu curso tem o objetivo de garantir que você escolheu o tema certo para a sua audiência.

Se sua audiência já foi construída e possui uma lista de e-mails, a validação da sua ideia pode ser tão simples como enviar uma mensagem para a sua lista de e-mail.

Comunique a sua audiência que você está trabalhando na criação de um curso online e certifique se estão interessados ​​em participar de sua primeira turma de alunos. Peça para clicarem no link que será fornecido no seu e-mail. Esse link os levará para uma página de captura, uma landing page que conterá informações sobre o seu curso e um formulário para inscrição em uma lista de e-mails segmentada, onde  poderão ter acesso a ofertas e condições exclusivas quando o seu curso estiver disponível.

Sua lista de e-mails é a principal fonte de conversão de leads (potenciais clientes) em alunos compradores. Mais que qualquer outro lugar! Por isso, é um bom meio para medir o interesse do seu público.

Validando seu curso através da pré-venda

Se ainda não possui uma audiência ou está realmente tentando ter certeza de que está no caminho certo com seu curso online, você pode tentar promover uma pré-venda.

O principal objetivo da pré-venda é obter feedback de uma pequena parte da sua audiência sobre o seu curso. Você vai aprimorando o conteúdo do seu curso à medida que vai obtendo feedback desse grupo de alunos inicial. E depois lança um curso mais completo e alinhado com as expectativas de sua audiência.

Geralmente, no período de pré-venda, seu curso tem um preço diferenciado, mais baixo que o valor final. A partir das vendas realizadas durante o período de pré-venda, você terá uma noção se vale a pena continuar com a ideia escolhida para o seu curso online, se terá que fazer ajustes ou até mesmo mudar a ideia do seu curso.

E se eu não puder validar a idéia do meu curso?

Se você não está recebendo a resposta que estava esperando, isso pode significar:

  1. Você está vendendo para a audiência errada;
  2. Você está vendendo o curso errado para o público certo.
  3. Você está vendendo o curso certo para o público certo, mas ele ainda não sabe o que ele quer.

Na maioria das vezes, o que mais ocorre é o segundo caso. Você está vendendo o curso errado para o público certo. Se você já construiu uma audiência, faz mais sentido criar um curso que seu público atual deseja ao invés de desenvolver um curso que você espera que uma audiência possa querer.

Quando seu público não está preparado para comprar cursos

Se você está realmente convencido de que encontrou o tema certo o público certo, mas ainda não conseguiu validar a ideia do seu curso, você precisa descobrir o motivo.

Você pode descobrir que seu público não está preparado para adquirir um curso online. Talvez eles não estejam familiarizados com cursos online. Ou você está focado em um nicho onde os cursos online não fazem parte da cultura de sua audiência. Neste caso, compete a você a construção desta cultura em sua audiência e informar por que um curso online poderá ajudá-la a alcançar seus objetivos.

Durante esta fase, o objetivo é fazer com que seu público deseje seu produto antes da existência dele.

Faça com que desejem saber mais sobre o tema do seu curso através de postagens interessantes e valiosas no blog, em redes sociais e através de e-mails.

Agora é hora de vender!

Depois de passar por todas essas etapas e validar a ideia escolhida para o seu curso online, é hora de vender.

Gostou do artigo? Compartilhe e seja um multiplicador de ideias!

Facebook Comments