Por que a procura de cursos online cresce cada vez mais?

imagem de laptop e uma pilha de livros sugerindo crescimento de cursos online

A demanda por profissionais qualificados cresce exponencialmente. Por isso, as pessoas buscam formas ágeis de se especializar e a procura de cursos online cresce cada vez mais.

Nos últimos anos, o ensino a  distância ganhou espaço de mercado. A prática que já era comum, ganhou sua regulamentação no ano de 2017, desde então, o número de instituições que oferecem a modalidade cresceu exponencialmente.

No ano de 2018, o número de cursos EAD superou a oferta de cursos presenciais. Todo este cenário é reflexo do aumento da demanda por este tipo de ensino.

Isso não é nenhuma surpresa, o ensino a distância oferece inúmeras possibilidades para o usuário e torna a educação mais acessível, seja financeiramente, por seu baixo custo ou mesmo por sua flexibilidade de horários, facilitando o dia a dia de rotinas agitadas.

Além disso, presenciamos um mercado cada vez mais competitivo e com alta demanda por profissionais qualificados. Sendo assim, para estar alinhado às expectativas do mercado de trabalho investir no ensino a distância torna-se a alternativa mais viável.

Outro ponto a se levar em consideração é que, com o aumento desta demanda, o número de instituições oferecendo este tipo de ensino cresceu significativamente.

As instituições de ensino tendem a migrar cada vez mais para a modalidade, afinal, os baixos custos do EAD não ficam restritos apenas para os alunos, a instituição de ensino também reduz seus custos ao ministrar aulas online e não presenciais.

Ou seja, o universo de cursos online só tende a crescer e inúmeras tecnologias tornam-se facilitadores deste processo.

A tecnologia e seu papel transformador neste processo

O EAD, apesar de parecer novidade, na verdade já faz parte da nossa sociedade há algum tempo. Os primeiros relatos do conceito surgiram em meio ao século XVIII, quando na época, cursos de taquigrafia eram enviados via Correios.

Com o passar dos anos e os avanços tecnológicos pudemos observar essa prática por meio do rádio ou mesmo da televisão. Quem não se lembra de quando era possível adquirir cursos e estudar por meio de um CD? Pois é, foram muitos avanços desde então.

A internet e a tecnologia tornaram a educação mais acessível. A possibilidade de estudar em horários alternativos, de onde o estudante estiver é o grande facilitador do modelo de ensino EAD.

O principal público do mercado de ensino a distância são justamente pessoas mais velhas, com uma rotina pessoal e profissional agitada, porém, que precisam se manter antenados e atualizados ao mercado.

O EAD surge como um facilitador neste processo de aprendizagem. Além disso, a possibilidade de desenvolver suas principais dificuldades no ambiente de aprendizagem virtual torna o aprendizado mais eficaz.

A internet, por sua vez, é a principal transformadora de todo esse processo. Sem ela, nada do que presenciamos hoje seria possível. A quantidade de conteúdo que temos à nossa disposição, a apenas um clique de distância é surpreendente.

Não faz muito tempo, mas as bibliotecas já foram a principal fonte de referência bibliográfica para teses e artigos, hoje, a internet é detentora deste papel. E não é por menos, presenciamos atualmente o nascimento e crescimento de uma geração 100% digital, nascidos no auge dos avanços tecnológicos.

Cenários como este tendem a ser cada vez mais comuns com o passar dos anos.

Presencial X EAD

É importante ressaltar que, ao contrário do que muitos imaginam o modelo de ensino a distância não anula o presencial. Muito pelo contrário, ambos se complementam. Fato é que, podemos encontrar uma grande variedade de curso híbridos atualmente.

Além disso, o próprio EAD conta com encontros presenciais para aplicar avaliações ou mesmo efetuar tutorias.

Já o ensino presencial, utiliza de alguns conteúdos online para reforçar conteúdos, ou tornar mais leve o aprendizado com matérias ministradas a distância.

Porém, ainda assim, é importante conhecer os principais diferenciais de cada um dos modelos de ensino.

Ensino presencial

A grande vantagem do ensino presencial é contar um professor 100% do tempo à sua disposição, o que por vezes, pode facilitar o aprendizado em sala de aula.

Além disso, o ensino presencial conta com a integração social entre os alunos que podem trocar experiências e desenvolver trabalhos em conjunto.

Porém, é importante lembrar que este modelo de ensino pode ser massante e cansativo para alunos com restrição de tempo. A restrição financeira também pode ser um problema, tendo em vista que, além dos altos custos com mensalidades, alguns cursos ainda solicitam diversos materiais para realização de aulas práticas.

Ensino a distância

Pode parecer repetitivo, mas o grande diferencial do ensino a distância é justamente a sua flexibilidade, de horários, local, ou mesmo conteúdos. Conseguir estudar quando sobra um tempinho no trabalho, em casa ou na rua.

É dar acesso às mais diversas pessoas, nos momentos mais diversos de sua vida profissional a um baixo custo. Atualmente, temos à disposição no universo EAD cursos para: graduação, pós-graduação, cursos livres, cursos de extensão, cursos corporativos, cursos de idiomas e uma série de outras vertentes.

Para ter acesso ao ensino basta que o usuário tenha acesso a um dispositivo conectado a internet, a partir daí inúmeras possibilidades se abrem.

O ensino a distância também conta com fóruns de discussão, conteúdos interativos e avaliações que podem ser presenciais ou a distância.

Ou seja, o mercado de ensino a distância possui espaço para as mais diversas práticas educacionais. Uma grande oportunidade!

Crescimento do ensino a distância

O crescimento do ensino a distância foi comprovado pelo próprio INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. De acordo com o último Censo EAD o crescimento de cursos online aumentou  27,3% apenas no último ano.

Comparativo de cursos oferecidos em EAD no Brasil entre 2017 e 2018. Fonte: ABED

O acesso à tecnologia, sem dúvidas, possui papel transformador em nossa sociedade e ao contrário do que se imagina, os cursos online não perdem em sua qualidade. O receio de antigamente com relação ao conteúdo dos materiais caiu por terra.

Atualmente é possível encontrar cursos com altíssima qualidade que são ministrados online. O próprio Ministério da Educação conta com requisitos básicos e essenciais para estes cursos, que são fiscalizados e avaliados assim como no presencial.

Optar pelo ensino a distância é optar também por um próximo passo profissionalmente unido a qualidade de ensino, praticidade e acessibilidade.

O mercado de cursos online está em sua plena expansão e tende a aumentar seus indicadores no decorrer dos próximos anos. Investir neste mercado é o segredo no setor da educação.

O melhor de tudo isso, é a facilidade que as plataformas EAD disponibilizam para quem deseja começar a vender seus cursos online. A Hotscool por exemplo, conta com uma plataforma 100% intuitiva e didática, crie o seu primeiro curso EAD gratuitamente. Teste a ferramenta por 15 dias grátis, conheça a Hotscool!

Leave a Reply