Como estimular a aprendizagem contínua com Microlearning?

imagem de uma pessoa sendo estimulada a criar o hábito de uma aprendizagem contínua

Estimular a aprendizagem contínua é uma forma de enraizar a cultura de aprendizagem em sua empresa.

Assim, você estará alguns passos à frente de sua concorrência!

Agora, para desenvolver este hábito entre seus colaboradores, uma forma de motivar a aprendizagem e aumentar a absorção de conteúdos de seus treinamentos é utilizar o Microlearning.

Neste artigo você vai entender:

  • Sobre a importância da aprendizagem contínua;
  • Por que o desenvolvimento de um aprendizado contínuo é um processo difícil?;
  • Por que Microlearning estimula a aprendizagem?;
  • Como utilizar o microlearning para desenvolver a aprendizagem contínua?

Qual a importância da aprendizagem contínua?

Uma cultura de aprendizagem contínua no local de trabalho cria muitos benefícios para as organizações.

Grandes empresas buscam colaboradores que se mantêm constantemente atualizados em suas habilidades tanto para hard skills como para soft skills.

Isto porque, colaboradores com o hábito de aprender são mais criativos, inovadores e engajados.

É fato que organizações que estimulam a aprendizagem contínua, recrutam, retém e desenvolvem talentos melhor do que as organizações que não têm esse tipo de cultura.

Para criar uma cultura de aprendizagem, sua empresa deverá criar ecossistemas de aprendizagem e desempenho.

Esses ecossistemas ajudam a criar hábitos de aprendizagem dos colaboradores e a promover o aprendizado contínuo no local de trabalho.

Sendo assim, microlearning te ajudará a implantar este processo de aprendizagem contínua de forma ágil e efetiva.

Por que desenvolver o aprendizado contínuo para o trabalho remoto é um processo difícil?

Vivemos, atualmente, em meio a um grande desafio nunca antes vivido.

Trabalhar remotamente e ficar atualizado sobre as práticas recomendadas pode ser difícil, e é comum colaboradores acharem que não há tempo disponível para realizar algum tipo de treinamento.

Geralmente, equipes de treinamento e desenvolvimento desenvolvem conteúdos desafiadores para seus colaboradores.

São treinamentos em que seus funcionários despendem muito tempo com longos vídeos.

Isto causa uma grande desmotivação e falta de continuidade dos alunos.

Por que microlearning estimula a aprendizagem?

Dado ao fato de dificuldade em conteúdos extensos, as organizações poderão utilizar microlearning aplicado à aprendizagem formal e informal.

Microlearning em aprendizagem formal

Microlearning é inserido em aos poucos, enfatizando sobre os benefícios de realizar determinado treinamento. Seus colaboradores ficarão mais engajados quando entendem, claramente a necessidade do treinamento.

Microlearning em aprendizagem informal

O microlearning ocorre quando os alunos selecionam e compartilham conteúdo. Esses sistemas beneficiam os funcionários, fornecendo-lhes as informações de que precisam, quando precisam. As organizações que utilizam a aprendizagem social conseguem percebem ganhos na evolução de seus treinados.

Isto porque faz parte da aprendizagem social o compartilhamento de conteúdos pelos colaboradores. Desta forma, criam hábitos que impulsionam o aprendizado contínuo.

Como utilizar o microlearning para desenvolver a aprendizagem contínua?

As dicas a seguir o ajudarão a promover a aprendizagem contínua usando o microlearning.

1. Auxilie seus colaboradores a desenvolverem um hábito de aprendizagem

  • Utilizar recursos que permitam uma assistência maior aos aos alunos. Uma das formas de fazer isto, é o recurso fórum de discussões onde há a troca de informações pertinentes ao conteúdo do treinamento e moderados pelos instrutores.
  • Estimule o aprendizado, Modifique as rotinas dos funcionários designando determinados horários do dia ou da semana para o aprendizado e incorpore ciclos de aprendizado contínuo que incluam cursos de microlearning.
  • Crie caminhos de acesso fáceis aos treinamentos. Uma Universidade Corporativa bem desenvolvida, com a identidade visual do negócio já é o início para despertar interesse e envolvimento do colaborador.
  • Recompense aqueles que concluírem um curso e que também tiveram uma boa performance em avaliações/tarefas. Por meio de relatórios completos de acompanhamento, que estão presentes em uma plataforma EaD, você conseguirá identificar talentos.

2. Desenvolva o aprendizado contínuo com Microlearning

  • Faça pesquisas entre seus colaboradores para descobrir que tipo de aprendizado eles precisam e desejam. Em seguida, crie conteúdo de microaprendizado alinhados a essas necessidades identificadas.
  • Certifique-se de que os funcionários possam consumir conteúdo quando precisarem. A aprendizagem que acessível também em dispositivos móveis pode ser consumida a qualquer momento – inclusive durante os intervalos ou entre as tarefas – e ajuda a criar hábitos de aprendizagem.
  • Tenha conteúdos que levam menos de três minutos para serem consumidos.Engaja mais e motiva mais o colaborador a seguir e concluir seus treinamentos.
  • Crie avaliações estratégicas para medir a eficácia do treinamento.

Em síntese…

Colaboradores entendem que encontrar tempo para desenvolver suas habilidades é importante para sua performance profissional.

Por isso, organizações devem ajudá-lo por meio do microaprendizado não apenas para modificar os hábitos de aprendizagem, mas também para impulsionar o aprendizado contínuo no local de trabalho.

Para ter seus cursos desenvolvidos utilizando o microlearning e conseguir atender a uma grande número de colaboradores treinados, você poderá utilizar uma plataforma Ead.

Assim, cada vez mais, você terá bons resultados no dia a dia com sua aprendizagem corporativa adaptada ao seu público: seus funcionários.

É um fator que fazer algo utilizando novas tecnologias, auxilia seus colaboradores a aprender novas habilidades tanto técnicas quanto comportamentais.

Não deixe de conhecer a Hotscool que é uma plataforma totalmente desenvolvida para te ajudar a implantar seus treinamentos corporativos online! Entre em contato conosco!

Facebook Comments

Leave a Reply