Curso a distância: Tudo sobre como criar um curso de sucesso!

foto de uma mulher utilizando um laptop que sugere buscar informações sobre como criar um curso a distância

Descubra o passo a passo para criar conteúdos online!

Difundido amplamente nos últimos anos, o mercado de ensino a distância têm chamado a atenção de diversos empreendedores.

Interesse justificável, tendo em vista o aumento exponencial de alunos interessados e matriculados efetivamente na modalidade.

Surge então a dúvida: Como criar um curso a distância?

Com o aumento de demanda pela modalidade, a oferta por sua vez também cresce.

É por isso que, antes de disponibilizar seus conteúdos e divulgá-los, algumas etapas precisam ser seguidas.

Ao criar um novo negócio, alguns fatores importantes devem ser levados em consideração e na educação a distância não é diferente.

Confira neste artigo o passo a passo para criar um curso a distância de sucesso!

O mercado de ensino a distância

Um mercado ainda em expansão e com diversas possibilidades a serem exploradas.

Os cursos a distância são, cada vez mais, a grande oportunidade do momento.

Segundo dados do Censo da Educação Superior só em 2018 o número de cursos a distância em instituições de ensino aumentou em 51% em relação a 2017.

Então, a pergunta que fica é: como se destacar neste setor que só cresce?

A primeira e mais importante definição para quem deseja investir em cursos a distância é definir em qual setor irá atuar. Para quem seus conteúdos serão direcionados?

As possibilidades são inúmeras e diversos nichos de setor ainda possuem carência na oferta de cursos EAD de qualidade.

Por que ofertar cursos a distância?

Além de se tratar de um mercado em expansão, suas vantagens não se resumem a isso.

Os custos de sua operação são significativamente inferiores aos do ensino presencial, além disso, criar cursos online torna o conteúdo acessível às mais diversas pessoas a educação.

Entenda melhor cada um destes aspectos:

Custos

Redução de custos com espaços físicos, redução de honorários dos profissionais e de deslocamento. Uma aula online precisa unicamente de conteúdos digitais.

Tudo isso, reduz inclusive o valor final de seus conteúdos, o que reflete no preço que o consumidor irá pagar no curso EAD. Uma economia de tempo e dinheiro!

Acessibilidade

Estudar em qualquer horário e em qualquer local. Este, é o grande atrativo da educação a distância. Quando você elimina barreiras como tempo, custos e distância, consequentemente seus conteúdos tornam-se mais acessíveis!

Público

Alcançar as mais diversas pessoas, nas mais diversas regiões do país. O EAD torna isso possível! Ou seja, suas oportunidades de mercado aumentam e qualquer pessoa pode assistir às aulas.

Planejando seu curso a distância

Certos de todos os benefícios do mercado de cursos online, é hora de iniciar o planejamento e começar a criar seu curso a distância.

O planejamento é o alicerce de todo novo negócio, por isso, um plano de negócios bem definido e estruturado é crucial para o bom desenvolvimento do projeto. E é por aí que você deve começar!

Ele é quem dará o norte para sua operação. É onde todos os possíveis cenários estarão previstos, sejam eles favoráveis ou não. Com isso, a tomada de decisões fica muito mais ágil e segura.

Com seu plano em mãos é o momento de começar a desenvolver seu conteúdo! Vamos ao passo a passo?

Qual é a sua persona?

Entender quem é o público alvo de sua empresa é uma etapa importante, porém, a definição de sua persona é ainda mais.

Pense em quem é o seu cliente ideal? Como ele se relaciona em sociedade? Como ele consome conteúdo? Qual a sua atuação profissional? Qual a sua idade?

As respostas para essas perguntas irão definir com quem e como você deve se comunicar! Como deve interagir e quais os melhores formatos de conteúdo para este público.

Muitas empresas consideram necessário a criação de mais de uma persona. Isso, porque, com diversos produtos ou serviços esse personagem também mudam!

Não há problema algum, porém, é importante ressaltar que toda persona criada deve possuir embasamento, seja por meio de dados quantitativos ou qualitativos.

Sobre o que irá se tratar seu curso online?

Definir o tema para seu curso online pode parecer básico, porém, é essencial.

Com este aspecto bem definido e estruturado o desenvolvimento do curso, divisão de conteúdos e materiais complementares ganham o direcionamento adequado.

Neste ponto, também é importante definir qual será o nível do seu curso.

O material será mais introdutório ou avançado? A resposta para essa pergunta pode ajudar inclusive na precificação do seu conteúdo.

Definindo a carga horária

Qual será o tempo de duração de seu curso? Serão cursos livres, de extensão, técnicos ou mesmo graduações? As possibilidades são inúmeras.

Por isso, após a definição do conteúdo e para quem será destinado, é necessário definir qual será sua carga horária e como será feita a distribuição das aulas.

Pense em como seu público consome conteúdo e quanto tempo dedicam diariamente para os estudos. Depois disso, faça a distribuição por módulos e por fim, por aulas.

Garanta que cada uma delas conte com o tempo adequado de aprendizado, o que é bem importante para garantir uma boa experiência ao aluno.

Em geral, aulas mais curtas costumam fluir mais. Porém, é necessário analisar seu público, seu produto e todos os possíveis dados que auxiliem nesta decisão.

Certifique-se de que todos os módulos estejam bem entrelaçados e alinhados, seu aluno espera ganhar conhecimento!

Produção de materiais

Após seguir todas as etapas de seu planejamento, finalmente é o momento de iniciar a produção de seus conteúdos.

Lembre-se de seguir cada uma das etapas pré-definidas em seu cronograma. Certifique-se que o conteúdo está alinhado com as expectativas do consumidor. Caso necessário, conte com especialistas que possuam propriedade para falar sobre o tema.

Seja qual for o locutor, é bom ressaltar que este profissional deve possuir desenvoltura frente às câmeras. Um bom professor presencial não é obrigatoriamente um bom professor de aulas EAD.

Para criar suas videoaulas, fatores como qualidade de gravação, qualidade de áudio e materiais complementares devem ser levados em consideração também.

Como vender seu curso a distância?

A monetização de seu conteúdos parece ser fator mais do que resolvido, certo? Bom, ainda não! Antes de qualquer coisa é necessário definir como será feita a venda de seus cursos online.

Isso mesmo, atualmente existem diversas maneiras de realizar essa venda e escolher a mais adequada ao seu perfil de público irá refletir positivamente em seus lucros.

Dentre as possibilidades, temos: venda de cursos individuais, venda de módulos específicos de maneira isolada ou a venda de planos/assinaturas.

Analise o mais adequado ao seu modelo de negócio!

 

Qual plataforma EAD escolher?

A escolha de uma plataforma EAD pode parecer complicada, existem diversas opções no mercado e fazer a melhor escolha para o seu negócio parece desafiador.

Uma boa dica é realizar um comparativo de funcionalidades e valores. Pesquise, analise e teste!

Leve em consideração fatores como: acessibilidade, flexibilidade e autonomia para sua gestão. Além disso, possuir integradores de pagamento é um ótimo benefício. Essa é uma etapa importante para criar um curso a distância!

A Hotscool por exemplo conta com planos que vão do básico ao personalizado, serviços desenvolvidos para cada fase do seu negócio. Inicie seu teste gratuito na plataforma por 7 dias.

Facebook Comments

Join the discussion 3 Comments

Leave a Reply