Como um Blog ajuda a vender cursos online?

imagem de uma ilustração com um laptop sugerindo criar um blog para vender cursos online

Utilizar um blog para vender cursos online é uma alternativa eficaz e financeiramente econômica em um mercado extremamente competitivo.

Como se destacar em um ambiente altamente competitivo? Atualmente, o consumidor é bombardeado com publicidades em seus mais diversos meios de comunicação.  De uma maneira quase sufocante, cada vez mais marcas divulgam seus produtos e serviços a cada novo clique do usuário.

Nada mais é anônimo, tudo é rastreado! O consumidor no entanto, em meio a esse bombardeio de informações assume uma posição de inércia. Os banners, áudios e demais propagandas se tornam paisagem tamanha sua frequência.

Ganhar destaque e, o principal, a confiança do consumidor, se tornou uma tarefa difícil de se alcançar. Se até 10 anos atrás o famoso “boca a boca” era suficiente, atualmente, encontramos uma realidade reversa. É preciso saber como vender seus serviços e produtos!

O cenário é atípico, porém, existem soluções disponíveis. Fazer uso do blog para vender cursos online é uma ótima opção para se diferenciar e conquistar seu público-alvo.

Como ganhar a confiança do consumidor?

Calma, nada está perdido! Suas estratégias de marketing para a captação de clientes só precisam de um refinamento e um novo olhar.

Imagine você, enquanto consumidor, existem duas marcas de camiseta exatamente iguais, a diferença de cada uma delas é sua abordagem. Uma delas te envia SMS’s todo dia e e-mails marketing com promoções, buscando a todo custo sua compra.

A outra marca no entanto, possui uma abordagem mais sutil. Há alguns meses mantém um relacionamento com você abordando as principais tendências para a próxima estação, dicas de como se vestir e diversos outros conteúdos veiculados em seu blog e enviados em primeira mão via e-mail para você.

Além disso, eles também desenvolveram um aplicativo que permite que você “teste” virtualmente suas roupas através de uma foto. Legal, né? Bom, este mês eles te enviaram uma super promoção.

Agora, cabe a você a decisão de compra. É claro! A decisão é muito simples e praticamente unânime. Se relacionar com seu cliente em meio a era digital é essencial.

Os consumidores precisam desse contato e gostam de se sentir importantes, seja qual for o período. Você precisa se destacar de alguma maneira e oferecer algo que eles realmente precisem.

O blog é uma dessas pontes entre você e seu potencial consumidor. Ao produzir conteúdos relevantes para sua persona, as chances de atrair o cliente ideal aumentam exponencialmente.

Importância de um blog para seu negócio

O principal intuito de contar com um blog, por mais esquisito que possa parecer, é justamente o aumento do número de vendas.

Porém, ao produzir conteúdos de qualidade, aumentar seu número de acessos e o tempo de permanência do usuário em seu site, outro indicador também se beneficia.

O Google, principal buscador no Brasil atualmente analisa todos esses dados e realiza uma espécie de ranqueamento dos sites, onde, os sites mais relevantes e confiáveis para a pesquisa do usuário tendem a assumir a primeira posição ou na primeira página.

Entendeu? De uma maneira geral, além de criar um relacionamento com os consumidores possuir um blog ajuda sua empresa no ranqueamento do Google.

A SerchMetrics realiza constantes pesquisas com relação aos fatores de rankeamento do Google, o buscador nunca afirmou o número total de fatores analisados, no entanto, estima-se através das pesquisas sobre o assunto que sejam pelo menos 200.

Ou seja, começar a otimizar alguns deles é um grande passo em direção a tão sonhada primeira posição.

Porém, não acaba por aí! Além de ser uma ótima opção para atrair novos clientes e melhorar seu ranqueamento no Google, com o blog você pode também aumentar seu ganho efetivo em dinheiro.

Como? É bem simples, ao produzir conteúdos de qualidade e pertinentes a sua persona, claramente ela irá se interessar por mais conteúdos do tipo. Que tal disponibilizar avisos via e-mail sobre novos conteúdos? Para isso, você vai precisar de um formulário, o que é a base para toda e qualquer captação de leads.

Pronto, com o lead da sua persona em mãos, agora é o momento de conduzi-la até que se torne um consumidor efetivo de seus cursos online.

Por onde começar?

Antes de iniciar a produção de seus conteúdos, algumas dicas para a hospedagem e o domínio do seu blog são válidas. São elas: conte com uma URL personalizada com o nome de sua marca e priorize plataformas de hospedagem otimizadas para SEO.

Com essas dicas valiosas é o momento de começar a produzir seus posts e aumentar seu número de leads. Uma etapa básica para este processo é um bom plano de conteúdos.

A Resultados Digitais possui diversos templates para este tipo de plano, vale a pena conferir! Em geral, este tipo de planejamento deve conter suas ideias de conteúdo, cronograma de publicações, a definição de sua persona e um feedback do que foi produzido e postado até então.

Uma espécie de controle geral de tudo o que você planeja. É importante ressaltar que cada conteúdo produzido deve ser pensado para momentos diferentes do processo de vendas..

Como assim? Bom, você não pode produzir conteúdos apenas para pessoas que já conhecem sua marca e estão indecisas com a compra, certo? Faça conteúdos introdutórios também, falando sobre assuntos abrangentes porém relevantes.

Por isso, a definição de sua persona é uma etapa tão importante no planejamento. Pense em qual cliente é ideal, quais são suas principais dificuldades e dúvidas no momento. A partir daí, produzir qualquer material torna-se uma atividade simples.

Outro ponto importante são os diferentes tipos de formatos de conteúdo que podem ser disponibilizados, e-books, infográficos, vídeos e muito mais.

Pense em uma empresa que vende cursos online para advogados, as possibilidades de conteúdo são infinitas. Veja alguns exemplos:

  • E-book sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados
  • Blog post sobre a nova Lei X.X.X
  • Infográfico com a evolução e áreas de maior demanda da profissão

Percebe? São conteúdos relevantes para seu público-alvo. O usuário não enxerga como uma venda deixar seus dados no formulário deste blog, sendo assim a conversão torna-se muito mais fácil.

Divulgando seu blog

Possuir conteúdos online em um blog auxilia inclusive na movimentação de suas redes sociais. Ambos os canais podem e devem possuir esse tipo de integração.

Além disso, ao veicular seu conteúdo em redes como Facebook, LinkedIn ou Twitter a visibilidade do seu blog tende a aumentar e o número de leads também.

Ao contar com conteúdos, sua redes sociais deixam de ser tão promocionais e passam a ser mais robustas. Neste caso, ambos os canais se beneficiam.

Começando a utilizar o blog para vender cursos online

O segredo para alavancar suas vendas de cursos online é lembrar que por trás do usuário, do número, do dado, existe um ser humano. Pessoas anseiam por conhecimento, por relacionamento e um blog torna isso possível.

Ao fazer uso do blog, é possível conduzir o consumidor à compra sem que ele nem ao menos perceba. Tudo acontece de uma maneira mais suave e você ainda ganha audiência perante o Google.

Um blog exige e demanda tempo, porém, diferente das compras por impulso, essa ferramenta conquista e fideliza clientes antes mesmo da decisão de compra. Além do mais, o blog para vender cursos online é a melhor e uma das mais acessíveis táticas de marketing.

Empresas que ofertam cursos online podem trabalhar conteúdos de uma maneira extremamente dinâmica e o melhor, com facilidade na produção dos conteúdos.

Ou seja, é possível utilizar prévias de conteúdos abordados em seus cursos online através do blog para captar novos leads e convertê-los em vendas. Essa é uma forma simples e ágil de utilizar um blog para vender Cursos online.

Bom, agora que você já sabe como tudo funciona. Que tal assinar nosso blog e continuar a receber conteúdos como este?

Leave a Reply